Homem foi julgado nessa terça-feira (2) por tentar matar o próprio irmão (Foto: Arquivo JC)

Carine Corrêa

Um homem que tentou matar o irmão em setembro de 2010 foi julgado pelo 1º tribunal do júri de 2016, que aconteceu no Fórum de Rio Claro. Os jurados decidiram que P.R.V. irá responder pelo crime em liberdade durante dois anos. A defesa do réu foi conduzida pela advogada Rosemari Aparecida Castelo.

Pelo que consta da denúncia apresentada ao Ministério Público, à qual o JC teve acesso, P.R.V. tentou matar o irmão F.R.V. com uma garrafa de vidro, na tarde do dia 16 de setembro de 2010, em uma residência na Avenida 29 do Bairro do Estádio. “Segundo se apurou, F.R.V. estava em sua residência assistindo a televisão com a mãe, quando P.R.V. chegou totalmente embriagado e começou a discutir com a vítima”, diz o documento.

Homem foi julgado nessa terça-feira (2) por tentar matar o próprio irmão (Foto: Arquivo JC)
Homem foi julgado nessa terça-feira (2) por tentar matar o próprio irmão (Foto: Arquivo JC)

P.R.V. pegou uma garrafa de vidro e começou a golpear o irmão violentamente, o que provocou a perda da pulsação, da pressão, perda de sangue e de massa encefálica da vítima. “A polícia foi acionada e deteve P.R.V. em flagrante, oportunidade em que o irmão foi socorrido, o que evitou a consumação do crime”, detalha o documento apresentado à promotoria.

Quando foi interrogado sobre o crime, P.R.V. não conseguiu se explicar no interrogatório feito pelo delegado. Seu estado de embriaguez inviabilizou o diálogo. Segundo o documento, ele não “raciocinava corretamente nem mesmo exprimia falas coerentes”.

No interrogatório, o homem, que foi condenado a dois anos pela tentativa de homicídio do irmão, não conseguia nem assinar o documento. Quando estava em condições de argumentar, alegou que saía do trabalho e foi a um bar próximo de sua residência. Lá, diz ter tomado duas garrafas de cerveja e, quando chegou em casa, declarou ter visto seu irmão discutindo com a mãe. Vendo a cena, decidiu interromper e acabou agredindo seu irmão. Ele negou no interrogatório ter atingido a cabeça de F.R.V. Chegou a afirmar que estava bêbado, mas não muito. “A garrafa caiu no chão e desse ponto em diante não se lembra de mais nada”, detalhou o delegado que interrogou o homem.

Estatísticas

Balanço recente divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) detalha que o número de tentativas de homicídio em Rio Claro durante todo o ano de 2015 foi de 27 casos. Já em 2014, foram três casos a menos que no ano passado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.