Sem a devida fiscalização, as crianças se arriscam na estrutura da pista de mountain bike

Carine Corrêa

Sem a devida fiscalização, as crianças se arriscam na estrutura da pista de mountain bike
Sem a devida fiscalização, as crianças se arriscam na estrutura da pista de mountain bike

Parte dos moradores do bairro Jardim América questiona a Prefeitura de Rio Claro sobre a utilização do espaço entre a Rua 3-A, Avenida Brasil e as rotatórias da 50-A e 80-A, Jardim América e Floridiana.

Uma das funções que ocupam o espaço é a de receber atividades relacionadas ao ciclismo. No entanto, a função não está sendo bem-vista pela comunidade, que elaborou uma carta criticando o uso da área. “O que a população quer é que a prefeitura transforme o espaço em paisagismo para evitar sua má ocupação”, detalha uma carta assinada pelo munícipe João Paulo da Silva.

O documento ainda expõe a posição da comunidade contra a realização do Carnaval naquela região. “Destruíram cerca de 80% da vegetação para manter uma política populista, agregando escolas de samba e poucos rio-clarenses em uma festa de três dias, prejudicando, além do Jardim América e Floridiana, demais bairros periféricos”, descreve o documento.

A prefeitura argumenta que a pista de mountain bike é um dos polos de atividade da escola de ciclismo, que faz parte do programa de esportes da prefeitura. “As atividades no local acontecem três vezes por semana. Os interessados em frequentar as aulas devem procurar a Secretaria de Esportes, que fica ao lado do Ginásio de Esportes Felipe Karam”, diz em nota.

A municipalidade ainda relembra que a utilização da Rua 3-A para receber os desfiles das escolas de samba começou em 2013. “Nas duas edições houve grande aceitação da comunidade e aprovação das agremiações carnavalescas. Além de área maior do que o trecho da Avenida Visconde do Rio Claro, onde os desfiles aconteciam anteriormente, a montagem e desmontagem das arquibancadas na Rua 3-A não causam maiores transtornos ao trânsito, como acontecia antes. Vale lembrar que o traçado retilíneo da Rua 3-A entre as avenidas 50-A e 80-A, onde acontecem os desfiles, é mais adequado à apresentação das escolas de samba que o traçado curvo da Visconde”, justificou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.