Ramon Rossi

A carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras para a realização de exames de covid-19 está instalada na Praça Jorge Assumpção, zona leste da cidade, onde fica até o próximo sábado (31).

No local, continua sendo feita a testagem por agendamento, de pessoas que tem sintomas da doença e que são encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, pessoas assintomáticas, ou seja, sem sintomas da doença causada pelo novo coronavírus, também podem fazer o teste que identifica se já tiveram ou não contato com o vírus e se estão ou não em fase de transmissão da doença.

Nesses casos de pessoas sem sintomas, não é necessário realizar agendamento, ou seja, basta se dirigir até a carreta portando documento de identificação e o cartão do SUS, pra quem tiver. De segunda a sexta-feira estarão disponíveis 100 exames para atender essa livre demanda de assintomáticos. Já no sábado (31) essa quantia será ainda maior, com 400 testes gratuitos disponibilizados.

O serviço de testagem em massa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e a ação faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

Realizados a partir de uma pequena amostra de sangue, retirada de um furo no dedo, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, se a pessoa já foi infectada e se está em fase de transmissão da doença ou não.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA