Um fiscal da Artesp esteve durante todo o dia no ponto de ônibus na Praça

Favari Filho

Um fiscal da Artesp esteve durante todo o dia no ponto de ônibus na Praça
Um fiscal da Artesp esteve durante todo o dia no ponto de ônibus na Praça

Há pouco mais de uma semana, a empresa responsável pelas linhas de transporte coletivo que realizam o trajeto entre os municípios de Corumbataí e Rio Claro encerrou as atividades de uma delas, deixando os usuários carentes do serviço prestado há longos anos. De acordo com o secretário de Governo e Planejamento, Luis Fernando Mancini, a linha de ônibus entre as cidades (via Batovi) é uma concessão que tem como administradora a Artesp [Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo] e que, por isso, “já entramos em contato com o órgão via telefone e e-mail para que sejam tomadas as devidas providências”, informou.

Mancini também disse ao Grupo JC que recebeu a informação de que a empresa protocolou um pedido na Artesp para paralisação da linha, entretanto enfatizou que o responsável pelos transportes intermunicipais ainda não autorizou a paralisação. “Estamos cobrando da Artesp a aplicação das penalidades previstas para quando uma empresa de transportes não cumpre uma concessão.” O secretário rememorou que a subvenção das linhas existe há mais de cinquenta anos e que “não é justo com os usuários tentar terminar dessa maneira”, sentenciou Mancini.

Na última quarta-feira (25), um carro com um fiscal da Artesp ficou parado durante todo o dia no ponto de ônibus no Jardim Público Humberto Venturolli no intuito de, caso houvesse infração, autuar a empresa pelo não cumprimento da rota. A reportagem procurou também a empresa responsável pelo trajeto [Viação Bonavita S/A Transportes e Turismo] e foi informada que uma linha [via Ajapi-Ferraz] continua atendendo Corumbataí, entretanto a outra foi interrompida devido à baixa demanda de passageiros; os horários de ambas as rotas são muito próximos e, ainda segundo a VB, a diferença é de algo entre dez e quinze minutos e que, por isso, os usuários do serviço não ficaram totalmente prejudicados.