Funcionários fazem corte de árvore em praça. Cortes e podas devem ser autorizados pela Sepladema

Ednéia Silva

A população tem estado mais preocupada com as questões ambientais. Por isso, muitas pessoas têm árvores plantadas nos quintais ou em frente às suas residências. O problema é quanto à manutenção dessas árvores. O proprietário não pode fazer a poda ou o corte por conta própria. É preciso pedir autorização à Sepladema (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente).

A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, no programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan News dessa terça-feira (13). De acordo com ele, o pedido de poda ou corte de árvores deve ser feito por meio do Atende Fácil.

Funcionários fazem corte de árvore em praça. Cortes e podas devem ser autorizados pela Sepladema
Funcionários fazem corte de árvore em praça. Cortes e podas devem ser autorizados pela Sepladema

A solicitação é enviada para os técnicos da Sepladema que vão analisar o caso e conceder ou não a autorização. Se a poda envolver a rede elétrica, a autorização, se concedida, é enviada para a Elektro. Nos demais casos, as autorizações são enviadas para a Secretaria de Manutenção e Paisagismo para realização do serviço.

Um ouvinte reclamou da demora no atendimento dessas solicitações. Segundo o secretário, o processo demora de 10 a 15 dias. Ele ressalta ainda que a melhor forma é fazer o pedido via Atende Fácil, porque o solicitante ficará com um protocolo. Através dele, é possível questionar a Sepladema e a Secretaria de Manutenção e Paisagismo sobre o andamento do processo.

Vale lembrar que, em 2013, a Justiça proibiu o corte e a poda de árvores sem laudos técnicos que comprovem a necessidade. O áudio com a entrevista está disponível no player abaixo. Clique para ouvir!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.