Os carnês do IPTU 2018 de Rio Claro estão sendo distribuídos desde a segunda-feira, 22 de janeiro, pelos Correios. De acordo com a agência, o prazo máximo para concluir a distribuição é cinco dias antes do vencimento da primeira parcela e parcela única, que vencem no dia 20 de fevereiro. Do total de carnês, 92.622 estão sendo entregues pelos Correios. Outros 2.847 serão enviados pela prefeitura às imobiliárias.

Quem quiser se antecipar pode imprimir as guias de pagamento diretamente do site da prefeitura, pelo endereço www.rioclaro.sp.gov.br, pelo link “IPTU 2018” no alto da página.  Basta inserir o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, encontrados nos carnês anteriores de IPTU e em seguida optar entre o parcelamento ou o pagamento à vista, imprimir o documento e pagar em alguma unidade da rede credenciada.

Neste ano a prefeitura ampliou as opções de pagamento do IPTU. “Tomamos todas as medidas para que os contribuintes não tenham dificuldades para pagar o tributo”, comenta o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich. O imposto está sendo recebido no Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, nas casas lotéricas e na cooperativa de crédito Sicoob Crediacirc.

Pagar o IPTU no prazo garante desconto aos contribuintes. A parcela única dá desconto de 10% no valor total do carnê, quando paga em dia. Nos parcelamento, a prefeitura dá 3% de desconto em cada parcela paga no prazo. Se todos os carnês do IPTU 2018 forem pagos no até o final do ano, a arrecadação deste ano em Rio Claro será de aproximadamente R$ 91 milhões.

Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 2,54%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2016 e setembro de 2017 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.