A agência central dos Correios em Rio Claro fica na Rua 1 em frente à antiga Estação Ferroviária

Ednéia Silva

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) está implementando mudanças para diminuir os gastos. Desde o último dia 19, a maioria das agências dos Correios não está mais abrindo aos sábados. É o caso do postos de Limeira, Piracicaba, São Carlos, Araraquara e Ribeirão Preto. Pelas novas regras, apenas as agências com grande movimentação continuarão abertas aos sábados.

Das 700 agências que funcionavam no sábado, 685 não vão mais abrir. Dessas, 25 estão localizadas na Diretoria Regional dos Correios São Paulo Interior. A medida não vale para as agências franqueadas dos Correios, só para as agências próprias. Atualmente, os Correios têm 6.471 agências próprias e 1.011 franqueadas.

A assessoria de imprensa dos Correios informou que Rio Claro não será afetado pelas mudanças. A cidade tem a agência central na Rua 1, uma agência na Avenida M-23 no Cervezão e outra na Avenida 32, o centro de distribuição na Avenida 36 e um posto na Rua 4 entre as avenidas 9 e 11.

A agência central dos Correios em Rio Claro fica na Rua 1 em frente à antiga Estação Ferroviária
A agência central dos Correios em Rio Claro fica na Rua 1 em frente à antiga Estação Ferroviária

Além disso, existem mais duas agências nos distritos de Ferraz e Ajapi que corriam risco de fechar. No final do ano passado, a ECT informou que iria desativar as unidades, mas a prefeitura interveio e conseguiu mantê-las funcionando temporariamente. Novos estudos de viabilidade serão realizados para que seja tomada uma decisão definitiva.

Por meio de nota, a empresa explicou que vem adotando “uma série de medidas de aumento de receitas e redução de despesas, visando a sua sustentabilidade, a melhoria da gestão e o bom atendimento à população”. Entre as ações está o fechamento de agências aos sábados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.