Jovens passam pelo Córrego da Servidão, em trecho localizado na Avenida Visconde do Rio Claro

Laura Tesseti

A reportagem do JC flagrou jovens dentro do Córrego da Servidão, localizado próximo à rodoviária, em Rio Claro. Aproveitar os rios e córregos da cidade é uma forma de refrescar os dias quentes, mas nem sempre é a forma mais segura de buscar divertimento.

A Defesa Civil orienta a população e fala sobre os perigos encontrados nessas situações: “Nos rios e córregos existem vários perigos, pois não é possível saber com precisão qual o relevo embaixo da água, se há alguma pedra ou galho em que o banhista possa se machucar ou ficar preso”, fala Wagner Martins Araujo, diretor do departamento. E segue: “Portanto, brincadeiras como saltar de alturas elevadas, ou em locais onde não se sabe a profundidade, ou com o nível do rio elevado após um período de chuvas se recomenda que devam ser evitadas.”

O Corpo de Bombeiros também orienta a população e explica em quais situações o risco torna-se ainda maior: “Orientamos sempre que as pessoas busquem locais seguros para a prática, como clubes, piscinas e locais que possuam sempre um guarda-vida ou alguém responsável”, fala tenente Giovani.

O bombeiro assim como a Defesa Civil explicam que rios e córregos podem ser muito perigosos: “Não sabemos o que tem neles, como objetos cortantes, redes, que podem prender os pés e levar o banhista ao afogamento, é preciso de muita cautela. Vale ressaltar que, quando uma pessoa estiver se afogando, a melhor maneira de ajudar é jogar algo para que ela possa se apoiar e buscar ajuda de quem conhece os procedimentos”, finalizam.

Emergência

Em casos de emergência, para acionar a Defesa Civil do município o telefone é 199, ou 3534-3199 para assuntos administrativos. E o Corpo de Bombeiros pode ser solicitado por meio do telefone (19) 3534-5488.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.