Atualmente, água da cidade é captada das cavas de argila (foto) e da Represa do Barro Preto

Da Redação

Atualmente, água da cidade é captada das cavas de argila (foto) e da Represa do Barro Preto
Atualmente, água da cidade é captada das cavas de argila (foto) e da Represa do Barro Preto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Cordeirópolis já está com as obras em fase final para captação do Córrego Ibicaba, na zona sul da cidade. A medida vai proporcionar um aumento de aproximadamente 30% no volume atual de água bruta de Cordeirópolis.

Nesta semana já estão sendo instaladas as adutoras que futuramente vão fazer captação de água e promover o aumento do abastecimento. “A captação da zona sul será um complemento importante a nosso sistema de abastecimento, mas a colaboração da população continuará sendo fundamental no enfrentamento desta crise hídrica, que hoje já é considerada uma crise nacional”, destacou o presidente do Saae, Giovane Genezelli.

O município deu início nessa quarta-feira (4) ao racionamento de água. O rodízio iniciado em abril do ano passado está sendo substituído por racionamento e o abastecimento será feito em toda cidade, todos os dias, somente dentro do horário das 9h às 21h.

Genezelli explica que nesta última semana começou a ser feita a transposição da Represa da Figueira. A ação tem como meta recompor a Represa do Cascalho, que atualmente está no volume morto. “Essa não é nossa primeira transposição, pois já estamos fazendo há vários meses das cavas de argila e também da Represa do Barro Preto, mas é um complemento importante para ampliar nossas reservas hídricas, além de acrescentar 10% no volume atual de água bruta”, acrescentou.

O órgão informa ainda que essas ações são fundamentais para a manutenção dos mananciais, porém pede uso consciente.

Segundo nota no site da Prefeitura Municipal, “a alteração será em consequência dos baixos índices pluviométricos, associados aos baixos níveis dos mananciais de captação de água para tratamento e distribuição”. Atualmente a água tem sido captada de cavas de argila e da Represa do Barro Preto. A Represa de Cascalho, responsável por 70% do abastecimento, ainda segue no volume morto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.