Divulgação

O coral lírico “O Mensageiro” apresenta neste sábado (28) o Tributo à Zequinha de Abreu, em comemoração aos cem anos da música “Tico-Tico no Fubá”, um dos maiores sucessos da música brasileira no século 20, inclusive no exterior. O choro foi um dos maiores sucessos da década de 1940 e fez parte da trilha sonora de cinco filmes americanos.

O evento será realizado às 20h30 na Sociedade Philarmônica Rioclarense que fica na Rua 5 com a Avenida 5, Centro de Rio Claro. O tributo terá apresentação do coral e solistas com arranjos inéditos do maestro Daniel dos Santos Pedroso. A entrada é franca.

José Gomes de Abreu, mais conhecido como Zequinha de Abreu, nasceu em Santa Rita do Passa Quatro em 1880. Foi músico, compositor e instrumentista, além de organizador e regente de orquestras e bandas no interior paulista. Tocava piano, flauta, clarinete e requinta. De formação singela, Zequinha de Abreu tornou-se figura decisiva da música popular Brejeira e de classe média no Brasil do começo do século 20.

Graças à cantora Carmen Miranda, Zequinha de Abreu ficou internacionalmente conhecido com o famoso choro “Tico-Tico no Fubá” composto em 1917, que neste ano completa 100 anos. O compositor faleceu em 1935, aos 54 anos, deixando como legado mais de 300 composições.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.