Formado em matemática e física, nosso entrevistado desta semana deixou de dar aulas para ser fotógrafo de um jornal e assim iniciou a sua trajetória na Comunicação. José Afonso Baldissera – conhecido também como Zé Afonso – é um respeitado empresário na cidade de Rio Claro. Sua agência de publicidade, Publish Center, veio alguns anos depois de ter a experiência de abrir uma agência de divulgação para a extinta Gurgel Motores, fabricante de automóveis 100% nacional com sede em Rio Claro, a pedido do próprio dono, o engenheiro e eletricista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.

Baldissera foi assessor de imprensa na Gurgel Motores durante seis anos e meio na década de 80. Conheceu de perto o visionário Amaral Gurgel, de quem fala com muito carinho: “Eu tive a grande satisfação e honra, na verdade a sorte de ter trabalhado perto de um gênio e do lado de um gênio que é o Dr Gurgel né, e que eu aprendi muito com ele e com ele eu comecei a ter uma visão do futuro das coisas, porque ele era realmente um futurista, o que se vê hoje sendo utilizado em vários carros da indústria automobilística partiu da Gurgel.” E ainda afirma “não é uma pessoa comum, entendeu? Não é uma pessoa que a gente vive toda hora. São pessoas especiais realmente que têm visão de futuro.”

Com Amaral Gurgel, Baldissera participou seis vezes do Salão de Automóvel de São Paulo, a maior exposição da indústria automobilística do Brasil e uma das maiores da América Latina. E comenta: “tive o prazer também de acompanhar o desenvolvimento do BR 800, que é o carro econômico nacional, todo o projeto desde o papel até o momento em que o carro estava na rua”.

Se arrepende de ter vendido seu antigo BR 800, mas guarda com muito carinho o modelo que ganhou do próprio Amaral Gurgel, um Tocantins TL ano 89 totalmente original com apenas 25.000 km rodados, carro que por onde passa chama atenção pelos seus detalhes e estado de conservação. Com teto de lona e porta que abre apenas por dentro, o carro dado a Baldissera ainda possui detalhes diferenciados em relação aos modelos da linha: os bancos são de tecido ao invés do tradicional corvin, tem relógio “que não tinha na época” e possui acendedor de cigarro e cinzeiro. Originalmente, conta Baldisera, “os carros da Gurgel não tinham isso porque o Dr. Gurgel era completamente contra o fumo”, explica. O carro ainda possui faixas diferentes do lado externo e foi fotografado pela Playboy “como sugestão de presente de Natal”. Como ele mesmo diz “é invendável na verdade um carro desse”.

Coincidência ou não, a marca Gurgel possui modelos de carros com algumas configurações iguais às do Porsche, modelo de carro adquirido por Baldissera que também chama a atenção das pessoas por onde ele passa. O sofisticado carro é diferenciado pela sua alta tecnologia. Um sonho de trocar de carro, comprar alguma coisa diferente e “por coincidência acabou caindo num Porsche”.

“Pela genialidade do Gurgel, possivelmente a gente teria até (claro que um Porsche é um Porsche não tem outro jeito né), mas acho que a gente já estaria voando com o Gurgel (risos)”.

Admiração por veículos futurísticos

Porsche é uma das principais marcas de automóveis esportivos do mundo, criado na Áustria (hoje sediada em Stuttgart, Alemanha), o carro possui alta tecnologia. Baldissera diz que “a tecnologia que os carros normais têm hoje, o Porsche já tem há muito tempo”.

Realizando o sonho de trocar de carro, Baldissera queria comprar alguma coisa diferente para o “final de semana” e como ele mesmo diz “passear um pouquinho aí… e por coincidência acabou caindo num Porsche”. Sua velocidade chega a 300 km/h, mas segundo Baldissera o carro é bastante seguro, pois “ele gruda no chão”.

Para os amantes da velocidade o Porsche é um cobiçado modelo, pois de 03 e 04 segundos sua velocidade chega a quase 100km/h, nosso entrevistado também diz que um zero pode variar entre 800 mil e um milhão de reais.

No Brasil foi criado, em dezembro de 1997, o Porsche Club Brasil, que é reconhecido oficialmente pela Porsche AG e promove eventos exclusivos para proprietários de carros da marca, possibilitando seu uso em ambiente seguro, estruturado e atraente também aos familiares e amigos. Desde 2001, determinados eventos contam pontos para o campeonato Porsche Club Cup, uma competição entre equipes formadas pelos próprios associados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Meu Carro, Meu Xodó:

Fusca “Charada” é um modelo 75/76 e tem cor da Ranger

Miura: luxo das décadas de 70 e 80 desfila pelas ruas da cidade

Golf encantou moradores de Rio Claro no último Natal