Divulgação 

A prefeitura de Rio Claro e o governo estadual assinaram na última quinta-feira (31) o convênio para retomada das obras do novo prédio do fórum. O documento foi assinado pelo prefeito João Teixeira Junior, Juninho da Padaria, e o secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa, em cerimônia realizada no local onde está sendo feita a obra na Avenida Cidade Judiciária, na região do anel viário.

O secretário Márcio Rosa informou que dentro de alguns dias o convênio será publicado para que possam ser tomadas as providências para fazer a licitação e contratar a empresa que irá executar a obra. A expectativa é de que o processo licitatório seja concluído ainda neste ano para início imediato das obras. “O dinheiro para a realização da obra já está reservado”, informou.

A construção do novo fórum será retomada após mais de três anos de paralisação. O prédio começou a ser erguido em 2010 e foi paralisado em 2014. “Essa é mais uma obra que encontramos abandonada e estamos tomando providências para que seja concluída, como foi feito com a creche do Terra Nova e as seis unidades de saúde”, comentou Juninho.

Para concluir a obra, a prefeitura irá assumir uma contrapartida no projeto que tem previsão de investimento estimado em R$ 5 milhões. “A vontade do município e o empenho do estado resultaram nessa conquista para a comunidade. A retomada dessa obra evita desperdício de dinheiro público e é uma questão de respeito com a população”, afirmou Juninho.

O presidente da Câmara de Vereadores, André Godoy, ressaltou o fato do governo municipal ter adotado a postura de respeito ao dinheiro público, dando continuidade a obras que estavam abandonadas, como a creche do Terra Nova, seis unidades de saúde e, agora, o fórum.

O diretor do Fórum de Rio Claro, Claúdio Luís Pavão, observou que melhorar as condições de trabalho do Judiciário irá beneficiar a população com melhor atendimento. De acordo com o ele, o novo Fórum terá instalações apropriadas e ganhará também em segurança já que sua localização facilita a mobilização necessária em caso de audiências criminais.

O promotor de Justiça, Gilberto Porto Camargo, lembrou que há muito tempo o Fórum atende de forma precária e, com a conclusão do novo prédio, o maior beneficiário será a comunidade.

A advocacia de Rio Claro também manifestou satisfação com o reinício das obras. “É uma alegria para a advocacia a conclusão dessa obra”, disse o presidente da OAB local, Mozart Gramiscelli Ferreira.

O deputado estadual Aldo Demarchi, destacou que a sintonia do município com o governo do estado melhorou muito neste ano. “Nossa peregrinação para a realização da obra começou ainda antes de 2010, ano que o governador Geraldo Alckmin liberou recursos para o projeto”, recordou. Aldo Lembrou que o prédio levará o nome do juiz Luiz Gonzaga de Arruda Campos, conforme indicação feita pelo deputado e acatada pelo Tribunal de Justiça.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; o procurador geral do município, Rodrigo Ragghiante; o secretário adjunto de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Madureira; os vereadores Geraldo Voluntário, Hernani Leonhardt, Irander Augusto, Ney Paiva, Rafael Andreeta, Seron, Thiago Japonês e Yves Carbinatti; os prefeitos Leandro Martinez (Corumbataí), Wagner Ricardo Antunes Filho (Leme), Adinan Ortolan (Cordeirópolis) e a vice-prefeita de Ipeúna, Doroti de Fátima Zen Lopes. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.