Os consumidores atentos ao movimento da Black Friday saíram às ruas nessa sexta-feira (24) atrás das melhores ofertas. Muitos já com o intuito de antecipar as compras do Natal encheram as lojas especializadas em produtos desta época. Estabelecimentos voltados aos produtos de beleza e saúde também registraram público maior que em dias normais.

A cozinheira Juraci Fortunato, junto ao filho, fez compras muito bem planejadas. Isso porque na semana passada eles foram às lojas do Centro pesquisar em vários locais os preços dos produtos que queriam. Na sexta-feira retornaram aos mesmos estabelecimentos e vários deles haviam aumentado os valores. “Em só uma delas que realmente está valendo a pena. Compramos eletrodomésticos, produtos de cama, mesa e banho. Conseguimos descontos de 30%”, detalha a moradora do Jardim das Palmeiras.

A dona Maria dos Anjos colabora com um projeto que dá enxoval de bebês para mães carentes. Com os preços mais acessíveis da Black Friday, ela aproveitou para fazer as compras. “Tudo estava pela metade do preço. Montamos o enxoval e presenteamos essas mães”, revela.

Procon

Visando coibir infrações por parte de lojistas e para orientar os clientes, o Procon-SP alerta sobre alguns direitos do consumidor. Um deles é referente ao prazo para reclamações, que é de 30 dias sobre problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir de sua verificação. Essa reclamação pode ser feita para o próprio comerciante ou para o fabricante.

Desistência

Nas compras fora do estabelecimento comercial (telemarketing, catálogos ou internet), há o prazo de sete dias para se desistir da compra, sem apontar motivo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.