Adriel Arvolea

empreendedores (2) (640x427)

O Instituto Consulado da Mulher é uma ação social da Consul que já ofereceu consultoria a mais de 32 mil pessoas de todo o Brasil, que saíram da informalidade, iniciaram seus micronegócios e desenvolveram atividades de geração de renda. O Consulado da Mulher completou 12 anos de atuação este ano. Em Rio Claro, a marca foi atingida no mês de fevereiro.

Dentre suas ações no município, inaugurou o Espaço Visconde. Trata-se de um centro de comercialização na área de alimentos produzidos pelos empreendimentos, com destaque, também, para a qualidade de vida e imagem pessoal.

De acordo com o educador social do Consulado da Mulher, Luiz Fernando Hipólito, o objetivo é incentivar e ampliar os novos modelos de negócio. “Oferecemos um ponto fixo de comércio, ou seja, é a oportunidade para que os empreendedores tragam seus produtos e os ofereçam ao público. A dificuldade não está em produzir, e sim fazer com que o produto chegue ao cliente”, explica Hipólito.

Os empreendimentos no Espaço Visconde, assessorados pelo Consulado, atuam em rede, de modo que haja interação dos empreendimentos e envolvimento entre os beneficiados. “Padaria artesanal e comercialização de verduras são alguns dos empreendimentos. A ideia é que pensem em grupo para que gerem renda própria para o projeto. Além disso, cada grupo ficará responsável por um dia de abertura do Espaço e comercializará produtos dos demais, pensando sempre no coletivo”, reforça o educador.

Para a coordenadora de programas sociais do Consulado da Mulher, Elen Camargo, o objetivo é melhorar a qualidade de vida da população. “O Consulado é um projeto social da marca Consul. Trabalhamos com uma equipe de educadores que orientam e assessoram os empreendedores. O foco é melhorar a qualidade de vida das mulheres, para que gerem renda. É uma oportunidade para que se conheçam, conheçam o negócio e cresçam profissionalmente”, comenta Elen.

Quem está satisfeita com a oportunidade é Maria Vilani Gonçalves de Souza. Na área de panificação, já trabalha para abrir a própria empresa. “Passava por dificuldades financeiras quando conheci o Consulado. Interessei-me pela área de panificação. Encontrei apoio, conheci outros empreendimentos e acredito que valeu a pena acreditar nesta oportunidade”, orgulha-se Maria Vilani.

Juliana Araújo Leite, terapeuta, e Hélio Martini, cabeleireiro, também, oferecem serviços no Espaço Visconde. A ideia é trabalhar a imagem pessoal para o mercado de trabalho e assessorar as empresas para melhor qualidade de vida no trabalho. “O meu empreendimento (Xiàng) presta consultoria de qualidade de vida no trabalho, direcionada às empresas que veem nos colaboradores seu maior capital”, explica Juliana. Já o cabeleireiro trabalha a “importância da imagem na construção da credibilidade a ser apresentada ao mercado profissional”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.