Rio Claro foi sede na quinta-feira (23) de oficina sobre preservação e conservação de documentos ministrada para funcionários de seis arquivos municipais do estado de São Paulo. A atividade foi comandada pela diretora técnica do Núcleo de Conservação de Documentos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Norma Cianflone Casares, e realizada no Arquivo Público e Histórico de Rio Claro.

Além de Rio Claro, estiveram representados os municípios de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Sebastião e Sorocaba. São cidades integrantes do Observatório Municipal de Arquivos, projeto coordenado pelo Centro de Assistência aos Municípios do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado. O objetivo é o compartilhamento de informações e conhecimentos técnicos entre as instituições arquivísticas.

“Entre vários assuntos importantes, um dos temas da oficina foi a preservação de documentos e os mecanismos para prolongar a vida útil do material”, comenta a superintendente do Arquivo Municipal de Rio Claro, Mônica Frandi Ferreira.

A oficina também contou com a parte prática, em que os participantes experimentaram técnicas para higienizar documentos, desmetalizar (retirar grampos, presilhas, alfinetes e clips metálicos) e acondicionar em embalagens livres de acidez, assegurando a correta preservação do acervo.

Essa oficina terá prosseguimento. A segunda parte da atividade está programada para o dia 22 de novembro no Arquivo Histórico Municipal de Campinas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.