O Conselho Municipal de Saúde prepara a realização do pleito para eleger os novos membros do órgão que atua em Rio Claro para a formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde no município. A população, inclusive, é convidada a participar da composição que terá vigência para o biênio de 2022 a 2024.

São 20 vagas, com membros Titulares e Suplentes, sendo 50% das vagas para o segmento Usuários, 25% para Segmentos Institucionais (gestor e prestadores de serviço em Saúde) e 25% para Trabalhadores de Saúde (servidores públicos da Saúde, sindicatos e/ou Conselhos de classe).

Segundo a atual presidente, Maria Helena Romualdo: “Estamos primando pela expansão dos convites à sociedade, entidades, dos mais diversos segmentos para que os usuários ocupem seu lugar no Conselho para melhorar as políticas públicas de saúde em Rio Claro. Os usuários têm 10 vagas, é um peso muito grande no Conselho, que precisa ter essa presença forte do usuário. É para fazerem valer os seus direitos nas políticas de saúde. Se não ocupam, a população é muito prejudicada”, declara.

Participe

As inscrições serão realizadas de 18 a 29 de julho. De acordo com o Conselho Municipal de Saúde, serão realizadas as assembleias de eleição no dia 29, às 15h, para os prestadores de serviço em saúde, e às 17h para os trabalhadores da categoria (sindicatos e/ou Conselhos de Classe).

Já no dia 1º de agosto, às 18h30, ocorre a assembleia para os usuários do SUS. Ocorrerão, ainda, eleições diretas entre os trabalhadores das unidades de saúde municipais, com urnas em cada unidade nos dias 9, 10 e 11 de agosto. O edital do processo eleitoral está disponível no Diário Oficial do Município.

Vagas

Segmento Usuário:

a) 5 de ONGs, Associações, Movimentos sociais e populares organizados;

b) 1 de Portadores de Patologia

c) 1 de Portadores de Deficiências ou de familiares;

d) 2 de Conselhos Gestores Locais de Saúde;

e) 1 de Sindicato sem vínculo com a área de saúde.

Segmento Trabalhadores de Saúde:

a) 3 Servidores Públicos da Saúde;

b) 2 Sindicatos e/ou Conselhos de Profissionais da Saúde.

Segmento Institucionais (gestor e prestadores de serviço):

a) 2 da Secretaria Municipal de Saúde/ Fundação Municipal de Saúde;

b) 1 das Entidades Formadoras de Ensino Superior;

c) 1 de outras Secretarias e ou órgãos da Prefeitura Municipal;

d) 1 dos Prestadores Privados ou conveniados com o SUS.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.