Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Rio Claro tomaram posse na quinta-feira (25) em cerimônia realizada no paço municipal. Os conselheiros assumiram mandato de dois anos sem remuneração, que pode ser renovado até a designação de substitutos. Na noite de terça-feira (30) será realizada a primeira reunião onde serão eleitos o presidente e o vice-presidente do conselho que é dividido por segmentos e tem poder deliberativo. O órgão é formado por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e usuários.

A solenidade no paço contou com a presença do prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que pediu efetiva participação dos novos conselheiros. “A saúde precisa da solidariedade e do comprometimento de cada um de vocês que estão assumindo hoje um cargo de extrema responsabilidade. O conselheiro tem a dura tarefa de ajudar a fazer uma saúde melhor. Espero contar com o apoio de cada um nesse trabalho”, destacou Juninho.

O prefeito lembrou as conquistas realizadas pela prefeitura no setor de saúde como a construção de seis unidades de saúde, a implantação do Espaço Mais Saúde e da Farmácia Todo dia, a aquisição de novos aparelhos de raios-x para as unidades de urgência e emergência, o novo pacto com a Santa Casa, entre outras realizações. Juninho também saudou os novos membros do Conselho de Saúde e agradeceu o trabalho realizado pelos anteriores.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, anunciou que as portas da Fundação de Saúde continuarão abertas para os conselheiros que terão acesso às informações inerentes ao conselho, a exemplo do que foi feito no ano passado. “Todas as ações e informações foram franqueadas ao conselho que muito nos ajudou no desenvolvimento de nosso trabalho”, disse Djair observando que a participação do Conselho de Saúde é fundamental para uma boa gestão da saúde pública. “Além de instrumento de fiscalização e controle social, eu entendo que é também papel do conselho auxiliar na gestão da saúde em prol do interesse público e da sociedade”, afirmou.

José Domingos Almeida fez seu último discurso como presidente do Conselho Municipal de Saúde no mandato que se encerra. Em sua fala, ele pediu aos novos conselheiros que visitem as unidades de saúde e verifiquem in loco os problemas e necessidades e não se pautem apenas pelas informações postadas na internet.  “Não dou valor ao que é postado na internet sem que seja verificada no local a realidade dos fatos. Vocês são representantes da população, façam valer essa representatividade com uma atuação séria e comprometida”, pontuou.

Também participaram da cerimônia o secretário de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich, conselheiros novos e antigos, e representantes da comunidade e da administração municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.