A sede do Conselho Tutelar de Rio Claro fica na Rua 2, número 1.485, entre as avenidas 8 e 10, Centro

Ednéia Silva

A sede do Conselho Tutelar de Rio Claro fica na Rua 2, número 1.485, entre as avenidas 8 e 10, Centro
A sede do Conselho Tutelar de Rio Claro fica na Rua 2, número 1.485, entre as avenidas 8 e 10, Centro

O Conselho Tutelar de Rio Claro passa por dificuldades. A falta de estrutura tem prejudicado o trabalho realizado pelo órgão, responsável por zelar do cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O conselho está há cinco meses sem recepcionista e sofre com cortes frequentes da linha telefônica por falta de pagamento da conta.

A denúncia foi feita pelo Colegiado das Conselheiras por meio de carta de esclarecimento à população. De acordo com o documento, a fata de recepcionista prejudica o acolhimento dos usuários. Além dos problemas com o telefone fixo, o celular utilizado nos plantões para atender casos de urgência/emergência está com dificuldades para fazer e receber ligações. Isso dificulta o contato dos órgãos que acionam o serviço com a conselheira tutelar de plantão.

O Colegiado esclarece que já informou a Secretaria Municipal de Ação Social, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e demais órgãos competentes, mas nada foi feito no sentido de resolver os problemas apontados. Diante disso, o colegiado decidiu informar a população sobre os fatos em curso.

Em nota, a Secretaria de Ação Social informou que entrou em contato com a Secretaria de Administração que se comprometeu a disponibilizar um servidor para iniciar de imediato o trabalho como recepcionista no Conselho Tutelar. Com relação aos telefones fixos, a pasta esclarece que as contas em atraso já foram pagas e o serviço de telefonia deverá ser restabelecido com promessa de não haver mais interrupções.

Quanto aos telefones celulares, a secretaria acionou a operadora Claro, responsável pela linha. A empresa informou que está com problemas técnicos para receber ligações feitas pela operadora Vivo. A falha impede que as ligações sejam completadas. A secretaria afirma que os “aparelhos móveis estão em perfeitas condições de uso, sendo que o problema que vem sendo enfrentado pelas conselheiras é na linha telefônica e não no aparelho”.

O Conselho Tutelar de Rio Claro funciona na Rua 2, número 1.485, entre as avenidas 8 e 10, Centro. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.