Divulgação

O Natal vai alterar o funcionamento dos serviços públicos municipais de Rio Claro nesta semana. Na quarta-feira (24) a maioria das repartições públicas municipais encerra o expediente ao meio dia. Na quinta-feira de Natal e no dia 26 não haverá atendimento nesses locais. Alguns setores manterão plantão de atendimento.

Coleta de lixo

A coleta de lixo será normal na véspera de Natal, dia 24, quarta-feira. Os moradores dos bairros onde a coleta de lixo domiciliar acontece nesse dia podem colocar o material para ser recolhido como de costume. No dia de Natal não haverá coleta de lixo domiciliar em Rio Claro. No dia 26, sexta-feira, a coleta de lixo será normal. Os moradores dos bairros onde a coleta de lixo domiciliar acontece às sextas-feiras podem colocar o material para ser recolhido como de costume.

Cata bagulho

A operação cata bagulho não acontece em Rio Claro na quinta-feira, dia de Natal. Na véspera, quarta-feira, serão atendidos os bairros Jardim Hipódromo, Independência, Boa Esperança, Jardim Dona Regina Picelli, Parque das Indústrias, Cervezão, Chácara Boa Vista, Ipanema, Progresso 1 e 2, São Caetano, São João, Parque São Jorge, São José, Residencial das Flores e Chácara Bom Retiro.

No dia 26, sexta-feira, serão atendidos pelo cata bagulhos os bairros Saibreiro, Primavera, Jardim Portugal, Vila Operária, Santana, Vila Santa Filomena, Alto do Santana, Jardim Alfredo Karan, Vila Elizabeth “BNH” e Vila Santa Terezinha.

O calendário completo do serviço de cata bagulho pode ser consultado no site da prefeitura de Rio Claro –www.rioclaro.sp.gov.br.

Ecopontos

Os ecopontos de Rio Claro ficarão abertos na quarta-feira, véspera de Natal, em horário especial, das 8 às 17 horas. Na quinta-feira de Natal os ecopontos não abrem. No dia 26, sexta-feira, atendimento nos ecoponto será em horário normal, das 6 às 22 horas. Os ecopontos ficam no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21), Jardim São Paulo (Rua 1A), São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27) e Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto).

Nos ecopontos podem ser destinados materiais recicláveis (plástico, papel, papelão, vidro e metal), móveis velhos, isopor, aparelhos eletrônicos, lâmpadas comuns e fluorescentes, pilhas, baterias, restos de podas de árvores, entulhos de construção (até um metro cúbico) e óleo de cozinha usado embalado adequadamente. Os ecopontos não recebem lixo orgânico, para o qual existe a coleta domiciliar.

Coleta Seletiva

Na véspera de Natal a coleta seletiva será normal em Rio Claro. Na quinta-feira de Natal não haverá coleta seletiva de lixo na cidade. Na sexta-feira a coleta seletiva acontecerá normalmente nos bairros atendidos nesse dia.

A coleta seletiva de materiais recicláveis percorre semanalmente todos os bairros de Rio Claro. Para saber o dia da coleta seletiva em cada bairro basta acessar o site da prefeitura no endereço www.rioclaro.sp.gov.br.

Saúde

Quem precisar de cuidados médicos em Rio Claro na tarde de quarta-feira (24), na quinta e sexta-feira, além do sábado e domingo, tem como opções os plantões 24 horas da Fundação Municipal de Saúde. Um funciona no Pronto-atendimento do Cervezão (rua M-9, 66, telefone 3533-7272) e o outro está na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas, Avenida 29, entre ruas 12 e 13).

O Samu também atende emergências 24 horas durante todo o feriado prolongado, pela linha 192.

A Farmácia Popular (avenida dois entre ruas três e quatro, 3524-8800) terá expediente em horário especial no dia 24, das 8 horas ao meio dia. No Natal, dia 25, não haverá expediente na Farmácia Popular de Rio Claro. No dia 26, sexta-feira, o atendimento será das 14 às 18 horas. No dia 27, sábado, excepcionalmente não haverá atendimento.

Daae

O expediente terá alterações no Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) na semana do Natal. Na quarta-feira (24), o atendimento ao público acontece das 9 horas ao meio dia na sede da autarquia, na Avenida 8-A, 360, Cidade Nova. O teleatendimento será normal das 7 às 19 horas. No dia 25, haverá plantão para emergências relacionadas ao abastecimento de água pelo telefone 3531-5200, opção “1”. Na sexta-feira (26) e no sábado (27), o teleatendimento será feito pelo telefone 3531-5200, opção “1”, das 7 às 19 horas.

Mercado

O atendimento dos estabelecimentos comerciais no Mercado Municipal de Rio Claro ocorrerá em horário especial na quarta-feira, véspera de Natal, das 8 horas ao meio dia. No dia de Natal não haverá atendimento. No dia 26, sexta-feira, o expediente será das 8 horas ao meio dia.

O mercado é alternativa de compra para toda a comunidade e está localizado na Avenida 6 entre as ruas 8 e 9, número 850, no bairro Santa Cruz. O telefone é 3523-6994. O Mercado também possui praça de alimentação e recebe eventos culturais, nesses casos em horários diferenciados ao do atendimento dos demais estabelecimentos.

Bibliotecas

As bibliotecas municipais de Rio Claro terão expediente em horário especial na quarta-feira (24), véspera de Natal, das 8 horas ao meio dia. Nos dias 25, 26 e 27, (quinta-feira, sexta-feira e sábado) não haverá expediente nas bibliotecas municipais de Rio Claro. As unidades do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais são a do Gabinete de Leitura (Avenida 4 entre as ruas 6 e 5, Centro, 3532-4077), do Centro Cultural Roberto Palmari (Rua 2, 2880, Vila Operária, no Lago Azul, 3522-8002) e a do Cervezão (na Rua M-15, 411, 3532-1947).

Segurança

Dois plantões do município serão realizados na área de segurança no feriado prolongado. A Guarda Civil Municipal pode ser acionada 24 horas pela linha 0800 771-1532 ou 153. Já a Defesa Civil de Rio Claro atende, também 24 horas, pela linha 199 ou 3534-3199.

Lago Azul

O Lago Azul de Rio Claro fica aberto normalmente em todo o feriado prolongado. Referência em lazer saudável e gratuito, o Lago Azul abre de segunda a segunda sempre das 7 às 19 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.