Vivian Guilherme

ANALÂNDIA

Ao transitar pela Rodovia Rogê Ferreira, ao longe, já possível avistar o imponente Morro do Cuscuzeiro. Com 900 metros de altura e constituído de rocha arenítica, a formação é bastante utilizada para escalada, além de ser um dos principais pontos turísticos da região e o cartão postal de Analândia.

Com o formato semelhante a um cuscuz, a formação de ‘morro testemunho’ está localizada dentro de uma propriedade privada. Entretanto, devido a uma boa visão de negócios, o local é exemplo gestão no turismo, sempre com grande número de turistas, sobretudo, por sua vasta oferta de atividades. Ao pé do Morro o público pode desfrutar de piscinas, restaurante, circuito de arvorismo, tirolesa, área para camping, passeio a cavalo entre outras atividades.

Vale lembrar que Analândia conta ainda com diversas outras atrações turísticas, o espaço perfeito para curtir das férias com a família neste final de ano.

CORDEIRÓPOLIS

cordeiropolis-turismo2

Foi em 1817 que o senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro fundou a Fazenda Ibicaba, sede da primeira e uma das mais importantes colônias do Brasil. Com grande importância histórica, a Fazenda cordeiropolense foi a pioneira na substituição de mão-de-obra escrava pela de imigrantes europeus, principalmente suíços e alemães.

Localizada na Rodovia Dr. Cássio de Freitas Levy, a Fazenda conserva um importante conjunto arquitetônico representativo do ciclo do café, formado pela sede centenária, a capela, a senzala, a tulha, os terreiros e aquedutos construídos pelos escravos, o prédio da escola, a torre do relógio com seu mirante, bem como as máquinas antigas para benefício do café.

Atualmente o prédio pode ser visitado através de agendamento prévio e conta com atividades de natureza turística e educacional, aliadas a atividades ecológicas e de lazer. Além da Fazenda Ibicaba, o potencial turístico de Cordeirópolis contempla o Distrito de Cascalho, o Centro Cultural Ataliba Barrocas e o Centro de Citricultura Sylvio Moreira.

CORUMBATAÍ

corumbatai-turismo3

Uma das cidades com a maior extensão territorial da região, Corumbataí é também uma cidade de belezas ainda não exploradas. Cachoeira do Cuscuzeiro, Cachoeira do Roncador e Prainha são apenas algumas das belezas naturais que são opções de turismo no município.

Apesar de tantas belezas, a maior parte dos espaços de interesse turístico se mantém dentro de propriedades privadas, que ainda não demonstram interesse em explorar esse potencial. A bióloga da Prefeitura Municipal, Lucilene de Aquino Siqueira, ressaltou que “a maior parte dos lugares interessantes do município para exploração turística encontram-se em áreas particulares, cujos proprietários no momento não têm interesse em explorar essa atividade. E a pessoa que cuidava desses assuntos na prefeitura também não está mais”.

Das opções, apenas a Prainha fica em espaço público, na estrada que vai para Analândia a apenas um quilômetro do Centro de Corumbataí. Entretanto, alguns munícipes destacam que o local não recebe cuidados há algum tempo e precisa de mais investimentos.

IPEÚNA

ipeuna-eventos

Localizado bem próximo ao centro de Ipeúna, o Parque Ecológico Henrique Babetta, popularmente conhecido como Salto do Nhô Tó, é espaço preferido de toda a população local e também da região. Neste período de férias, o local se apresenta como a opção perfeita para os pais que buscam uma distração e um lazer saudável para as crianças.

Além da beleza do local e da natureza, o Parque do Nhô Tó conta com brinquedos, campo e quiosques. O espaço fica aberto a toda a comunidade. Vale ressaltar, que neste mês a prefeitura concluiu a reforma da ponte de madeira localizada na estrada que dá acesso ao Salto. O trecho estava interditado desde setembro para manutenção, realizada com recursos do próprio município.

ITIRAPINA

itirapina-turismo1

A paisagem é exuberante. Cercada por morros, vales, lagos, rios, cachoeiras e reservas florestais, Itirapina é cidade privilegiada com cenários dignos de cartão postal. Localizada dentro da área de preservação ambiental de Corumbataí, tem atrativos para pessoas de todos os gostos e idades. É possível praticar desde simples caminhadas ou apenas curtir o por do sol às margens da represa até encarar esportes radicais como mountain bike, trekking e canyoning, entre outros.

A principal atração é o Parque do Saltão com suas três cachoeiras. A mais famosa delas é a que dá nome ao local e tem queda d’água de 75 metros. No roteiro de viagem, é possível incluir também a visita à Estação Experimental, mais conhecida como Fazendinha. Ali é possível encontrar a pista da saúde com cerca de 2.500 metros, área de recreação e trilhas de educação ambiental.

Se você quiser conhecer um pouco sobre a história da cidade, visite o distrito de Itaqueri da Serra. Fundado em 1839 por colonizadores portugueses da Ilha Madeira, o vilarejo deu origem à cidade e preserva até hoje toda sua riqueza histórica e cultural. A capela de Nossa Senhora da Conceição mantém até hoje a pia batismal e a imagem da santa trazidas pelos colonizadores.

SANTA GERTRUDES

santa-lago1

Com as férias escolares as crianças de Santa Gertrudes têm uma opção de lazer sem custo algum ao bolso da comunidade. Os locais foram desenvolvidos para que as crianças e familiares possam passar momentos de descontração, pois conta com playground e o Lago do Jequitibás ainda oferece uma Academia ao Ar Livre, assim enquanto as crianças brincam, os pais podem se exercitar.

A administração municipal investiu em academias ao ar livre por diversos bairros e playground para as crianças poderem brincar com segurança próximo às suas residências. Vale lembrar que as crianças devem estar acompanhadas nos espaços públicos para mais segurança.

Serviço: O Parque Ruy Raphael da Rocha fica na Rua 4, com a Avenida 5, Centro, em frente à Aspacer.

O Lago do Jequitibás fica na Avenida Coronel Libertário Palumbo, em frente à creche Sebastião Domingues.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.