Leitor do JC registrou situação da ponte na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade. Há alguns dias uma árvore caiu sobre ela

Lucas Calore

A recuperação da ponte do Ribeirão Claro, na principal entrada do antigo Horto Florestal, tem como prazo de término o quarto mês do ano de 2017 A ponte do principal acesso à Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) ficará quase um ano interditada.

Isto porque, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), a previsão do término das obras de recuperação do local é para 30 de abril de 2017. A ponte, que fica sobre o Ribeirão Claro, está danificada desde julho deste ano.

Madeiramento

Segundo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a empresa Prema, a Feena e o Ministério Público (MP), para o madeiramento utilizado na recomposição da ponte serão retiradas árvores caídas e mortas existentes no próprio interior do antigo Horto Florestal.

Outros espécimes vivos serão usados durante as obras para execução de andaimes de segurança. Futuramente, essas peças serão transformadas por meio de beneficiamento industrial na obra da passarela que leva à Igreja Nossa Senhora dos Eucaliptos.

Obras

Iniciadas no mês de novembro, as obras estão paralisadas. Há alguns dias, uma árvore caiu sobre a ponte. Segundo a SMA, pela situação crítica da queda, a unidade de conservação não possui estrutura para a retirada do exemplar, o que deve ser feito pela Prema quando a obra se reiniciar.

TAC

No acordo entre as partes, a empresa deverá destinar R$ 3 milhões à floresta em virtude dos impactos ambientais oriundos das atividades da empresa, que está instalada na Feena.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.