Comunidade reclama da falta de policiamento no Mirassol

108

Da Redação

A quinta base da Guarda Civil Municipal, sediada no Jardim Claret, foi inaugurada em julho de 2012, construída na parceria entre a prefeitura e a comunidade
A quinta base da Guarda Civil Municipal, sediada no Jardim Claret, foi inaugurada em julho de 2012, construída na parceria entre a prefeitura e a comunidade

Apreensão e revolta. É o que sente um morador do bairro Jardim Mirassol, que procurou a reportagem do Jornal Cidade. Conforme conta José Augusto Schmidt, uma residência próxima a sua casa foi assaltada na última semana e, por medo, ligou para a Guarda Civil Municipal nesta semana para pedir uma ronda, já que elementos suspeitos andavam pela região.

“Eu liguei e o guarda que atendeu me informou que a GCM estava sem viatura e sem combustível para fazer o patrulhamento no bairro”, revela Schmidt, que destaca ainda o abandono da base comunitária localizada no Mirassol. “Moro próximo à base e vejo que não fica ninguém ali. Só andarilhos que dormem no local”, comenta. Revoltado, o morador questiona: “se falta efetivo, por que não abrem concurso? Já pagamos tanto imposto e para nada?”.

A preocupação com a segurança é compartilhada por outros moradores do bairro, como constatou a reportagem do JC na última semana, ao realizar a matéria Seu Bairro no JC. Cerca de três moradores reclamaram das mesmas coisas.

Questionada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro informou que “as reclamações sobre abandono da base da Guarda Civil no Mirassol não procedem”. De acordo com a prefeitura, as bases da GCM são referências para o atendimento aos moradores das regiões onde estão instaladas, que mantêm equipe de rondas e patrulhamentos nas respectivas imediações.

“O trabalho ficaria comprometido se os guardas ficassem 24 horas nas bases, deixando, por consequência da presença nas bases, desguarnecidos os demais pontos do bairro e regiões, por isso é adotado o sistema de rondas que, no caso dos GCMs que atuam na base do Jardim Mirassol, também englobam os bairros Jardim Claret e Jardim São Paulo. Os serviços de limpeza e manutenção na base da GCM do Mirassol acontecem regularmente. O trabalho mais recente da Secretaria de Manutenção e Paisagismo naquele local aconteceu na semana passada”, informou.

Com relação ao patrulhamento, a Secretaria Municipal de Segurança esclarece que a Guarda Civil faz rondas preventivas em todo o município como apoio ao trabalho realizado pela Polícia Militar, que é responsável pelo patrulhamento ostensivo na área de segurança pública.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: