Quando o assunto é saúde e qualidade de vida a alimentação saudável é um item indispensável. Na correria do dia a dia, cultivar verduras e legumes em casa pode ser um facilitador na hora de consumir os alimentos. Além da praticidade de se ter os produtos em casa, a horta caseira é garantia de alimentos fresquinhos.

Para quem não sabe por onde começar, a alface é uma boa sugestão para se ter na horta, já que é uma das hortaliças mais fáceis de cultivar e se desenvolve em pequenos espaços. Mudas poderão ser conseguidas nesta quinta-feira (1º) no Jardim Público, em Rio Claro, a partir das 9 horas, em distribuição gratuita realizada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção de Rio Claro. A atividade está inserida na programação do evento Energia em sua Vida, promovido pela Elektro em parceria com a prefeitura, com muitas outras atividades, incluindo serviços de saúde. A Elektro distribuíra 10.000 lâmpadas de led.

“Além de levar a muda para casa, a comunidade também terá orientação de técnicos agrícolas sobre plantio e cultivo de hortaliças em garrafas pets”, observa Emílio Cerri, secretário da Agricultura. Serão disponibilizadas 600 mudas para doação, incluindo alface, cebolinha e salsinha.

“A ação incentiva a produção de hortas caseiras e redução do descarte de garrafas pets, o que contribui para o meio ambiente”, destaca o diretor Sérgio Litholdo, lembrando que a secretaria também tem realizado orientações em escolas, ONGs e entidades assistenciais. A solicitação deve ser feita no Atende Fácil.

Para que verduras e legumes cheguem também à mesa de quem mais precisa, a prefeitura reativou no ano passado a Horta Municipal, que com colheitas periódicas tem toda a sua produção destinada ao Fundo Social de Solidariedade para distribuição à famílias carentes. Neste ano já foram realizadas três colheitas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.