Foto: Arquivo

Rio Claro tem 1.147 casos confirmados de dengue em 2020, com cinco novos casos registrados nesta semana. A informação foi divulgada na sexta-feira (4) pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município. O boletim também aponta que não há casos confirmados de zika vírus, chikungunya e febre amarela, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde reforça que os cuidados preventivos devem ser mantidos pela comunidade mesmo nesta época de tempo seco, já que qualquer quantidade de água é suficiente para a reprodução do mosquito transmissor. O apoio da população na eliminação dos criadouros é fundamental para evitar a dengue.

Entre as ações que devem ser adotadas pela comunidade estão: colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; tampar baldes e bacias; manter pneus em local coberto; deixar garrafas com a boca virada para baixo; limpar calhas para não acumular água; tratar água de piscina e fontes com produtos adequados; limpar e manter caixas d’água bem fechadas; e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão.

O trabalho preventivo é realizado em toda a cidade e inclui visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses percorrem os bairros e orientam a comunidade sobre a importância de se adotar cuidados preventivos.

Para colaborar na eliminação de criadouros os rio-clarenses contam com coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, sete ecopontos, coleta seletiva de lixo e serviço mensal de cata bagulho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.