Estudantes durante a saída do turno escolar na Escola Estadual Coronel Joaquim Salles, no Centro

Lucas Calore

Estudantes durante a saída do turno escolar na Escola Estadual Coronel Joaquim Salles, no Centro
Estudantes durante a saída do turno escolar na Escola Estadual Coronel Joaquim Salles, no Centro

Os motoristas que transitam com frequência por ruas e avenidas onde ficam localizadas as escolas devem ter atenção redobrada. Isso porque é comum que estudantes, sobretudo os jovens, tenham autonomia para ir embora sozinhos a pé ou de bicicleta.

No entanto, muitos alunos acabam não respeitando as sinalizações no trânsito, o que compromete a segurança dos mesmos e dos demais que por ali estão passando. “Sempre foi assim, a garotada é agitada. Mas também os motoristas devem dirigir devagar, afinal a área é escolar”, diz Ana Guedes, que trabalha com transporte de estudantes há dois anos na Escola Estadual Joaquim Salles, no Centro.

Já Luciene Miranda comenta que o problema não acontece somente ali. A mãe de um jovem de 12 anos, que estuda no Salles, também tem outro filho de 15 anos na Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, no Cervezão. “Lá eles entram na frente dos carros”, reclama.

Estado

A Diretoria de Ensino de Limeira, responsável pelas escolas estaduais de Rio Claro, afirmou em nota que orienta os alunos das suas unidades a respeitarem as leis de trânsito e que conta com a colaboração dos responsáveis para o mesmo.

Município

Já a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário reforça que as três unidades educacionais citadas pertencem ao Governo Estadual e que a Polícia Militar, que é estadual, realiza policiamento do trânsito urbano e mantém programa de Policiamento Escolar.

A Prefeitura Municipal, por sua vez, investe na educação para o trânsito, sobretudo nas escolas por meio do programa Geduc, atendendo a solicitações das entidades de ensino, inclusive as estaduais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.