Dados meteorológicos podem ser acessados diretamente por meio de portais oficiais na internet

Lucas Calore

Dados meteorológicos podem ser acessados diretamente por meio de portais oficiais na internet
Dados meteorológicos podem ser acessados diretamente por meio de portais oficiais na internet

As chuvas que atingem Rio Claro desde o início da semana devem continuar pelo menos até a próxima quarta-feira (8). A informação é de Carlo Burigo, do Ceapla – Centro de Análise e Planejamento Ambiental, Unidade Auxiliar do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp Rio Claro. A temperatura não deve ultrapassar os 20°C.

Boatos espalhados

Por conta do temporal acompanhado de granizo na noite de quarta-feira (1º), a população ficou em alerta e centenas de pessoas compartilharam uma mesma mensagem espalhada pelas redes sociais, informando que uma nova tempestade atingiria o município na mesma noite também com pedras de gelo.

Burigo salienta que o Ceapla consegue prever uma chuva na cidade com 30 minutos de antecedência, apenas. A população deve ter cautela com esse tipo de mensagem. “Tem que ver a fonte da informação para saber se é verdadeira mesmo. Fica complicada a situação”, diz.

Como checar previsão

Os sites oficiais que fazem a previsão eficiente são dois: IPMet – Centro de Meteorologia de Bauru, ligado à Unesp daquela cidade, apresenta mapa com radar meteorológico que detecta a chuva sobre o Estado de SP em tempo real. É possível acessar dados de cada município individualmente. O endereço é: www.ipmet.unesp.br.

Já no CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o internauta pode ter acesso ao satélite e informações de municípios de todo o país para vários dias seguidos. O endereço é: www.cptec.inpe.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.