Lojas usaram bexigas e outros materiais chamativos nas cores branca e preta para anunciar as promoções da Black Friday

Conhecida como a ‘data dos descontos’, acontece amanhã, sexta (24), a Black Friday. A ação é muito aguardada por consumidores que são atraídos pelos preços apresentados com um valor diferenciado dos dias normais. Uma pesquisa recente do Google aponta que dois a cada três brasileiros devem fazer compras e aproveitar as promoções do período.

Pensando em facilitar a vida do consumidor e propiciar mais tempo para essas compras, o Sindicato do Comércio de Rio Claro divulgou que os lojistas irão atender em horário especial. Amanhã, sexta, a abertura do comércio acontece às 9h e o fechamento será às 22h. Já no sábado o atendimento será das 9h às 18h.

Orientações ao Consumidor (Procon)

O consumidor deve analisar, durante a promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros e os prazos para quitação; é fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento. Antes de comprar é importante verificar se o perfil ou o site possui reclamações (se não houver comentários, desconfie); também é recomendável ter cuidado com preços baixos demais, que podem ser uma armadilha. Dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor; não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.