Ednéia Silva

O Dia das Crianças se aproxima, o que deve aumentar as vendas nas lojas que comercializam produtos infantis. Mesmo diante do cenário econômico brasileiro, os comerciantes estão otimistas, mas apostam na venda de presentes mais modestos com preços mais baratos.

Questionada sobre a expectativa de vendas para a data, a Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro) informa que a expectativa dos comerciantes que comercializam específicos para as crianças, como brinquedos, é positiva. Os demais devem encontrar formas de atrair os clientes para alavancar as vendas.

Vista da Rua 3, que concentra grande número de lojas do comércio. Os comerciantes tentam atrair consumidores pelo preço
Vista da Rua 3, que concentra grande número de lojas do comércio. Os comerciantes tentam atrair consumidores pelo preço

Quem for às compras poderá contar com horário estendido no comércio de rua no próximo sábado (10), das 9 às 18 horas. O horário especial acontece todo primeiro sábado do mês após o quinto dia útil. Com isso, os consumidores terão mais tempo para fazer as compras e escolher o presente dos pequenos.

A consumidora Mariana Salles disse que não vai deixar de presentear o filho, mas com um produto mais em conta. Segundo ela, em anos anteriores deixou o filho escolher o presente, mas dessa vez terá que negociar e estabelecer um valor-limite para que a data não passe em branco.

E os consumidores devem ficar atentos e fazer muita pesquisa de preço antes de comprar o presente. Pesquisa do Procon-SP contatou diferença de 124,81% no preços de brinquedos na capital e de 233,31% no interior de São Paulo.

O Procon orienta o consumidor a avaliar não somente o preço, mas as formas de pagamento, comodidades e vantagens oferecidas, além da idade e do interesse da criança.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.