Ednéia Silva

Relogio

As lojas do comércio de Rio Claro funcionam em horário especial neste fim de semana. Neste sábado (20), as lojas do comércio de rua abrem das 9 às 18h e, no domingo (21), das 10 às 16h. No Shopping Center, o funcionamento será das 10 às 23h no sábado e das 10 às 20h no domingo. Com isso, os consumidores ganham mais tempo e comodidade para fazerem as compras para as festas de fim de ano.

O horário especial de fim de ano já se tornou uma tradição na cidade e é muito aguardado por comerciantes e consumidores. O Natal é a melhor época de vendas para o comércio, por isso os lojistas apostam em aumento nas vendas que apresentaram retração ao longo do ano.

A comerciante Indu Gupta, dona de uma loja de brinquedos, espera um aumento de cerca de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo ela, o movimento até agora foi fraco, mas tendência é crescer com o pagamento da segunda parcela do 13º salário efetuado pelas empresas nessa sexta-feira (19). “Acreditamos que o 13º vai esquentar as vendas, porque as pessoas usam dinheiro extra para a compra de presentes”, comenta.

Sua loja faz a alegria das crianças, porque há brinquedos para todos os gostos e bolsos. No entanto, para as meninas, os produtos de maior saída são aqueles da franquia Frozen ainda embalados pelo grande sucesso do filme nos cinemas. Indu conta que os bonecos se esgotam rapidamente das prateleiras e é preciso sempre repor os estoques.

Para os meninos, mais ação nas brincadeiras. Os campeões de procura na loja são os skates, triciclos e patinetes. No entanto, outros brinquedos como jogos, personagens de desenhos, carrinhos também são procurados. O pequeno Leonan Rodrigues Calixto Araújo, de seis anos, foi com a avó Iraíde Calixto comprar seu presente de Natal nessa sexta-feira (19).

Segurando duas bolinhas na mão, ele olhava maravilhado as prateleiras e a imensa variedade de brinquedos. Laís Rodrigues Euzébio, de 12 anos, também neta de dona Iraíde, acompanhou a dupla nas compras. Porém, ela descartou os brinquedos e escolheu roupa como presente de Natal.

Dona Iraíde disse que pesquisando bem os preços dá para comprar bons presentes. Questionada sobre o horário estendido do comércio, ela aprova a medida. “Ajuda muito para quem trabalha durante o dia”, destaca.

Indu Gupta também é favorável ao horário estendido. Ela conta que os consumidores têm preferido fazer as compras à noite, porque durante o dia está muito quente. Além disso, o horário noturno e a abertura aos domingos são bons para as pessoas que trabalham e não têm tempo em horário comercial e ao longo da semana. A única queixa da comerciante é quanto à precária iluminação pública perto de sua loja no cruzamento da Rua 2 com a Avenida 4, que deixa as ruas escuras durante a noite. Ela já reclamou e pediu reparos, mas ainda não foi atendida.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.