Frutas da estação devem ser consumidas frescas, também em forma de suco, mas sem uso de açúcar (Jaelson Lucas/SMSC)

Fabíola Cunha

Frutas da estação devem ser consumidas frescas, também em forma de suco, mas sem uso de açúcar (Jaelson Lucas/SMSC)
Frutas da estação devem ser consumidas frescas, também em forma de suco, mas sem uso de açúcar (Jaelson Lucas/SMSC)

Mesmo morando em um país tropical, que registra altas temperaturas nos últimos dias do mês de dezembro, o brasileiro adota como tradição um cardápio feito para países frios, com carnes pesadas, gordurosas, temperos fortes e bebidas alcoólicas como vinho e destilados em geral para acompanhar. “Temos o costume europeu de consumir comidas fortes nesta época, para aquecer o organismo, mas aqui já há o calor”, pontua a nutricionista Maura Zamonel.

O resultado não pode ser outro: má digestão, dor de cabeça, mal-estar generalizado. O que é festa, numa noite, vira arrependimento na manhã seguinte. O fígado, sobrecarregado com a gordura e o álcool, padece.

Para sobreviver é preciso recorrer a alimentos que promovam a desintoxicação: frutas frescas da estação (pêssegos, peras, melancia, etc.), cruas ou batidas como suco, água, verduras e legumes podem resgatar o organismo dessa “ressaca” alimentícia.

Segundo Maura, o consumo de carnes pode ser feito “desde que sejam carnes leves, como o frango grelhado ou o peixe”. Os sucos de frutas não devem ser adoçados, para evitar a fermentação no estômago, que só pioraria o quadro. “Não vou dizer que da noite pro dia vai melhorar, mas essas medidas auxiliam na desintoxicação”, ressalta Maura.

Além da festa em si, muitas pessoas passam o período entre Natal e Ano Novo na praia, onde os alimentos vendidos estão submetidos a condições extremas de calor e umidade. Algumas dicas para se divertir sem comprometer a saúde no litoral: procure levar o lanche de casa, pois dificilmente você encontrará alimentos saudáveis sendo vendidos nesses locais, como frutas e legumes variados, higienizados e cortados em pedaços. Use e abuse das frutas da época: mangas, uvas, pêssegos, abacaxi, ameixas e legumes como pepino, tomate, cenoura, salsão, etc.

Rale cenoura, beterraba, fatie salsão e os utilize junto com ricota, queijo cottage, peito de peru ou atum. Evite o uso de maionese, dê preferência aos molhos à base de iogurtes naturais. O mesmo vale para o milho das barraquinhas de praia, que deve ser consumido sem manteiga. Todos esses itens devem ser mantidos gelados com o auxílio de uma caixa de isopor ou bolsa térmica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.