Hoje, para atender uma pessoa que está na região sul de Rio Claro o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), que tem base no lado oposto da cidade, demora até 10 minutos. Com a instalação da nova base essa espera cairá para menos da metade. “Esse tempo a menos vale ouro, cada minuto economizado significa chance maior de salvar uma vida”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Venho trabalhando por uma base de resgate na região sul desde meu primeiro mandato como vereador, e hoje, como prefeito, estou prestes a ver realizado esse importante desejo da população”, acrescenta.

As obras estão em andamento e devem ser concluídas até o final desse mês. A segunda base do Samu está sendo instalada em imóvel na Via Kennedy próxima ao Aeroclube. “O atendimento do Samu é essencial e a descentralização de sua base é mais um exemplo de como o setor de saúde ganhou protagonismo no setor público de Rio Claro”, comenta o secretário de Saúde, Djair Francisco.

A segunda base do Samu irá atender, entre outros, os bairros Jardim Quitandinha, Cidade Jardim, Bairro do Estádio, Kennedy, Anhanguera, Inocoop, Brasília I e II, Guanabara I e II, Palmeiras, Jardim Novo I e II, Terra Nova e Jardim das Nações I e II.

A primeira base do Samu fica próxima ao Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, Vila Martins, entre as regiões norte e nordeste do município. Dados levantados no ano passado pela Secretaria Municipal de Saúde mostravam média de 55 chamadas por dia, ou seja, mais de duas chamadas por hora. O Samu regional de Rio Claro abrange ainda os municípios de Santa Gertrudes, Itirapina, Corumbataí, Ipeúna e Analândia.

O serviço é acionado pelo telefone 192 em casos de problemas cardiorrespiratórios, acidentes de trânsito, queimaduras graves, intoxicação, em crises hipertensivas, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em caso de choque elétrico severo, tentativas de suicídio, casos de afogamento e de acidente com produtos perigosos, e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.