Fabíola Cunha

Está em cartaz no cinema do Shopping Rio Claro o filme O Segredo de Davi, que tem como diretor de arte o rio-clarense Fernando Cacerez (confira na página seguinte os horários de exibição).

Nascido e criado em Rio Claro, Cacerez fez sua estreia em longas-metragens com o filme, que foi exibido este ano no Festival Internacional de Cinema de Montreal. O filme é um suspense sobre um jovem estudante de cinema e assassino em série que divulga seus crimes pela internet.

Algo que também chama a atenção em O Segredo de Davi é ser um filme nacional do gênero suspense, sempre mais associado ao cinema comercial americano. Para Cacerez, a tendência é que esses filmes tornem-se cada vez mais populares na produção nacional: “Em paralelo ao aumento de público e de produções nacionais em geral, o filme de gênero, principalmente o suspense e o terror, também tem aumentado significativamente. Nunca se fez tanto filme de suspense de boa qualidade como se tem feito nos últimos anos”.

Como exemplos recentes, ele cita “As Boas Maneiras’’, “Morto não fala”’, “Motorrad”, entre outros.

O profissional

Formado em cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), ele desenvolveu interesse pelo cinema ainda criança: “Brincava de fazer filmes com meus amigos, pelas ruas. Eu sempre gostei de criar histórias e minha infância em Rio Claro teve uma estética meio ‘Stranger Things’, uma série de que eu gosto muito e se passa no meio dos anos 1980 em uma cidade pequena dos EUA. A gente andava muito de bicicleta, skate e carrinho de rolimã. Então acho que Rio Claro sem dúvida teve papel importante nesse meu primeiro olhar criativo e estético do cinema”, avalia.

Já em 2002, recém-formado, dirigiu o curta-metragem Bípedes, vencedor do prêmio de melhor montagem no Festival de Cinema de Brasília. Como diretor de arte, ele tem uma carreira voltada para comerciais de televisão, videoclipe, curtas e séries: “O diretor de arte cria o visual e toda a estética do filme, ou seja, tudo o que o espectador está vendo na tela – cria os cenários, sugere e escolhe as locações (lugares onde a história vai ser filmada), define as cores, o figurino, os objetos, etc.”, explica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.