Os times foram divididos em dois grupos, que se enfrentam em turno único, classificando os oito primeiros de cada chave

Matheus Pezzotti

Os times foram divididos em dois grupos, que se enfrentam em turno único, classificando os oito primeiros de cada chave
Os times foram divididos em dois grupos, que se enfrentam em turno único, classificando os oito primeiros de cada chave

Na última terça-feira (7), foi realizado, na sede da Liga Municipal de Futebol (LMF), o Congresso Técnico para definir o Campeonato Amador desta temporada, o Amadorzão.

A Série Ouro vai começar no dia 26 de abril e contará com 24 equipes e além do sorteio dos times e definição do formato de disputa, também foi definido a realização do Torneio Início, que vai anteceder o Amadorzão, com as disputas no próximo domingo (19), com os mesmos 24 times.

As equipes participantes são as 18 que disputaram o campeonato passado: CA Juventus (atual campeão), América FC (vice em 2014), EC Vasco da Gama, Unidos EC, AA Boa Vista, IX de Julho FC, UPU FC, AA Santa Maria, Juventude FC, AA Santana, Portuguesa FC, Minativa FC, EC Paulistão, EC Novo Wenzel, Independência FC, CSA Ajapi, Botafogo FC e o EC Panorama/Belmare. E também haverá o retorno do Cidade Nova FC, maior campeão do Amador, com 10 títulos e cinco novas equipes, que se filiaram na LMF neste ano: Unidos da Vila, Ribeirão Claro, Inter Mãe Preta, Sãopaulinho e Pisos Nice.

Os 24 times foram divididos, mediante sorteio, em dois grupos de 12, jogando entre si dentro de sua chave, em turno único, classificando oito times de cada grupo para as oitavas de final. Nesta segunda fase, até a final, os confrontos serão disputados em dois jogos.

Já no Torneio Início, serão realizados jogos em quatro sedes no período da manhã e a final, à tarde.

Foram divididos seis equipes em cada grupo e os jogos serão disputados em dois tempos de 15 minutos, o perdedor é eliminado e os campeões dos grupos avançam. Em caso de empate, haverá os critérios: menos escanteios cedidos, menos cartões amarelos e vermelhos recebidos e caso persista o empate, disputa de pênaltis, mas com a novidade de ser três cobranças alternadas, com um único batedor por equipe.

De acordo com o presidente da LMF, Moacir Montezel Júnior, o jogador que disputar o Torneio Início está automaticamente inscrito no Campeonato Amador, pela mesma equipe e não será permitido substituições no elenco e cada time terá o limite de 25 jogadores. As inscrições para a primeira rodada vão até o dia 17 deste mês e será permitida inscrições para formar cada elenco até a quarta-feira que anteceder a quinta rodada. Todos os times que participarão do Torneio Início receberão uma bola de futebol oficial e o campeão e o vice receberão uniformes completos.

No Amador, cada rodada será composta por 12 partidas e Moacir já projeta rodadas duplas para procurar sanar o problema de escassez de campos e distritais para a realização dos jogos, podendo até inovar.

“No começo, vamos ter alguns problemas de campo, porque ainda há distritais passando por reforma e poderemos ter rodadas duplas. Mas estamos com vontade de inovar sempre. Se, de repente, houver solicitação dos clubes para jogos no domingo a tarde ou algum dia no período da noite, pode ser que aconteça, mas que o pedido seja feito com antecedência para podermos definir o que for melhor para o campeonato”, afirma.

MEGA COPA RC

Neste domingo (12), a Lagoa Seca, no bairro do Cervezão, vai sediar a semifinal da primeira divisão da Mega Copa Rio Claro de Futebol.

Na sua 11ª edição, os dois jogos serão realizados no período da manhã. A primeira partida será às 8h15, entre o Boa Vista e o Ribeirão Claro e logo depois, às 10h15, será a vez de Santa Maria e Paulista se enfrentarem.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.