A construção de novos prédios para o setor de saúde, além ampliar as condições de atendimento ao público, está gerando economia aos cofres da prefeitura de Rio Claro. Neste sábado (19) a unidade de saúde da família dos bairros Mãe Preta e Vila Verde, que funciona em prédio alugado, passará a atender em novo prédio. A mesma situação irá ocorrer com a unidade de saúde do Jardim Progresso.

“Deixando de pagar estes dois aluguéis, vamos ter uma economia de mais de R$ 80 mil por ano”, informa o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, acrescentando que o dinheiro economizado deverá ser investido na ampliação e melhoria do atendimento da Atenção Básica.

A inauguração do prédio neste sábado será a partir das 9 horas, na Rua 19-RV, entre Ruas 11-RV e 12-RV, próxima ao Residencial Vila Verde. O prédio, que terá consultórios, sala de espera e salas para demais atendimentos, estava com suas obras paralisadas em janeiro do ano passado, e foi concluído pela atual gestão municipal, assim como outros cinco prédios de unidades de saúde.

“Logo nas primeiras reuniões que tivemos com o secretário de Saúde, Djair Francisco, determinamos como prioridade terminar essas obras. Com as novas unidades de saúde da família em funcionamento, vamos ampliar em mais de 40% o atendimento da rede de saúde na Atenção Básica à população”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

“Tudo foi feito de acordo com o que o Ministério da Saúde determina, visando o acolhimento humanizado da população, bem como a qualidade e estrutura de trabalho dos médicos, enfermeiros, técnicos e servidores administrativos”, acrescentou Djair.

Os usuários da nova USF, previamente cadastrados, poderão fazer consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, receber vacinas, medicações, entre outros atendimentos. Assim com as outras USFs, a do Mãe Preta terá equipe que fará visitas e atendimentos domiciliares. Em fevereiro, a prefeitura inaugurou a USF “Dr Acácio Jorge”, no bairro Santa Elisa.

A USF que será inaugurada neste sábado recebeu o nome em homenagem ao médico Dr. Eduardo Reis a partir de um projeto de autoria do vereador Júlio Lopes que foi aprovado por todos os demais vereadores da Câmara de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.