Os atletas Talisca Reis, Guilherme Dias e Talita Djalma seguem em busca da sonhada vaga nas Olimpíadas do Rio 2016

Matheus Pezzotti

Manter a dieta na época das festas de fim de ano, aumentar a carga de treino quando a maioria aproveita para descansar e tirar férias, e começar o ano novo longe da família são alguns dos sacrifícios que três atletas da equipe Carmen Carolina Pro Team de Taekwondo de Rio Claro fazem para realizar o sonho de disputar as Olimpíadas.

Guilherme Dias, Talita Djalma, e Talisca Reis se preparam para dar o penúltimo passo, no dia 16 de janeiro, quando acontece a seletiva fechada que determinará a equipe que representará a Seleção Brasileira na modalidade em quatro categorias nos Jogos Olímpicos, que acontecem no Rio de Janeiro, em 2016.

Por já pertencerem à Seleção Brasileira e pelo desempenho em outras competições oficiais, Talita, da categoria até 57 quilos, e Talisca, da categoria até 49 quilos, têm grandes chances. Já Guilherme, que disputa pela categoria até 58 quilos, vem conquistando o cenário ao longo de quatro anos, obtendo expressivos resultados que o colocaram entre os 20 primeiros do Ranking Olímpico.

Os atletas Talisca Reis, Guilherme Dias e Talita Djalma seguem em busca da sonhada vaga nas Olimpíadas do Rio 2016
Os atletas Talisca Reis, Guilherme Dias e Talita Djalma seguem em busca da sonhada vaga nas Olimpíadas do Rio 2016

Para chegarem ao objetivo final, os três atletas estão treinando cerca de seis horas por dia, em três períodos de treino. Segundo a técnica Carmen Carolina, os últimos dias que antecedem a seletiva estão sendo especificamente para estudarem os possíveis adversários.

E, para desempenhar este papel e auxiliar os possíveis atletas olímpicos, Edval Marques e Nicholas Pigozzi, da equipe principal, e os integrantes da categoria de base João Victor Grella, Luiz Henrique Pelegrin e Adalberto Canovas, também dispensaram as férias da academia, aproveitando, inclusive, para se preparar para a temporada de competições do próximo ano.

HISTÓRICOS

Guilherme tem confiança de sobra em seu currículo. Ele foi medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2013, Campeão Pan-Americano em 2012 e Pan-Americano juvenil em 2009. “Estou treinando bem forte. Acredito no meu potencial e no trabalho da Carmen e do Márcio [treinadores]”, conta.

Talita, integrante da Seleção Brasileira, em 2015, consagrou-se como campeã em dois importantes campeonatos oficiais: o Brasileiro e o Sul-Americano. Segundo ela, toda vez que pensa na possibilidade de ir às Olimpíadas se sente feliz “por estar a caminho de uma grande realização pessoal”.

Talisca, que conquistou a medalha de prata no Pan-Americano de 2012, se sente bastante preparada para representar o Brasil no Mundial Olímpico. “Desde 2014 mudei meu foco. Me sinto extremamente concentrada nos treinos e nos hábitos alimentares”, comenta.

Para Carmen Carolina, técnica da equipe rio-clarense, a confiança deles é fruto de um treinamento intenso e focado. “Todo atleta sonha com as Olimpíadas. No entanto, sonhar apenas não basta. Tem que se sacrificar. É por isso que estão onde estão”, afirma.

Obtendo sucesso na disputa de janeiro, os atletas enfrentarão a seletiva final, que acontece em fevereiro, quando serão anunciados os nomes que representarão, definitivamente, o Brasil no taekwondo nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest