A realização do segundo Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo em Rio Claro, no sábado (18), elevou para 11.682 doses aplicadas das duas vacinas, totalizando mais de cinco mil crianças vacinadas.

Esses dados mostram que Rio Claro já ultrapassou os 65% da meta de crianças a serem vacinadas no município, a qual deve totalizar 8.939 até o término da campanha, programado para o dia 31.

O segundo Dia D de vacinação contou com ampla participação da população. Além dos postos das unidades de saúde, um posto de vacinação especial foi montado na Avenida 2 entre as ruas 3 e 4 e também no Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico) das 8 às 17 horas.

Para chamar a atenção das crianças que foram levadas até a unidade no Centro, um trenzinho fez passeios em pequenos percursos com as crianças e os pais. O personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação, também esteve no local e nas outras unidades tirando fotos e distraindo os pequenos. O trenzinho, o Zé Gotinha e a distribuição de material informativo, fazem parte de uma parceria firmada com os Rotary Club de Rio Claro.

A campanha prossegue em todos os postos de vacinação e a orientação é para que os pais não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação dos filhos e apresentá-la nas unidades de saúde. Os endereços podem ser consultados no site www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, devem receber vacinas contra a poliomielite e a tríplice viral, crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A tetra viral está sendo aplicada apenas em crianças de um ano e três meses.

Os adultos que possuem apenas uma dose ou nenhuma da vacina tríplice viral devem procurar uma das unidades de saúde de Rio Claro para a atualização da carteira de vacina. A aplicação dessa vacina em adultos é feita regularmente nos postos de vacinação de Rio Claro durante todo o ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.