Imagem enviada por leitor do JC de árvore caída na Avenida 26, na Rua 12, na região do bairro Santana, em Rio Claro

Antonio Archangelo

Com o tempo chuvoso das últimas semanas e o solo encharcado, muitas árvores, plantadas em áreas urbanas, despencam em plena via pública. Na tarde de ontem (22), foram vários os registros de espécimes caídos como na Avenida 26 com a Rua 12, na região do Santana.

No início da semana, uma grande árvore da Escola Municipal Diva Marques Gouvêa caiu na Rua 10 com a Avenida da Saudade. A queda do exemplar acabou atingindo parcialmente um veículo que estava estacionado na via. Uma equipe da Defesa Civil esteve no local para interditar e isolar a área. A Guarda Municipal também esteve na região.

No início do mês, um temporal acompanhado de rajadas de vento, que chegaram a mais de 75 quilômetros por hora, provocou diversos pontos de alagamento em ruas e avenidas, além de derrubar algumas árvores e galhos, interrompendo o serviço de distribuição de energia elétrica.

Imagem enviada por leitor do JC de árvore caída na Avenida 26, na Rua 12, na região do bairro Santana, em Rio Claro
Imagem enviada por leitor do JC de árvore caída na Avenida 26, na Rua 12, na região do bairro Santana, em Rio Claro

A dica é para que a população evite ficar nas imediações dos exemplares durante as chuvas. No mês passado, antevendo a situação, o secretário municipal de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme (PMDB), comentou sobre os serviços que a prefeitura tem realizado para evitar os riscos de quedas de árvores em Rio Claro, em mais de 130 praças, sobretudo no Jardim Público, na região central do município. O trabalho de remoção de árvores condenadas acontece dentro da rotina de serviços da Secretaria de Manutenção e Paisagismo.

“As averiguações das árvores no Jardim Público acontecem periodicamente. Quando as árvores estão condenadas, é autorizada a remoção. Vale destacar que o risco de queda também atinge árvores ‘sadias’, que podem cair por uma série de fatores, inclusive climáticos, como ventos muito fortes, mudança repentina da direção de uma ventania, entre outros” esclarece.

A assessoria de imprensa da Prefeitura já informou ao JC que o trabalho de remoção de árvores condenadas acontece dentro da rotina de serviços da Secretaria de Manutenção e Paisagismo, de acordo com a situação apontada pelos laudos técnicos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue