Rio Claro tem hoje em dia uma frota com mais de 173 mil veículos, segundo a Prefeitura Municipal

Lucas Calore

O primeiro trimestre deste ano de 2017 apresentou aumento no número de roubos de veículos, segundo dados divulgados nessa semana pela Secretaria da Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo. De janeiro a março foram 88 casos em Rio Claro. No mesmo período do ano passado, 62 ocorrências do tipo.

Seguros

Tantas ocorrências do tipo acabam por influenciar o valor dos seguros automotivos cobrados por empresas especializadas. “Quanto maior o índice de sinistralidade, mais caro fica o seguro”, afirma Cristiana Mendonsa, proprietária de uma seguradora.

A profissional explica que as companhias de seguro precisam recuperar o caixa a cada vez que o recurso é utilizado, portanto a cada ano o valor pode aumentar. E não é somente por situações criminosas, mas também acidentes e incidentes, como a chuva de granizo que atingiu a cidade há quase um ano, também contribuem para o índice.

A empresária diz que na sua cartela de clientes a incidência de roubos é baixa, não chegando a dois por mês em média. A situação fica complicada quando a “fama” ruim faz com que o motorista rio-clarense gaste mais que os moradores das cidades da região.

“As companhias relatam que em Rio Claro a situação está difícil. Desde o mês de junho passado que o valor aumentou bastante. Há seguros até mesmo na capital paulista que ficam mais barato do que o cobrado aqui”, finaliza.

2016

Em todo o ano de 2016, 397 veículos foram roubados e 744 furtados. Nos 12 meses, 891 foram recuperados pelas autoridades policiais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.