Alunos interessados em fazer o Ensino Médio e os cursos técnicos oferecidos gratuitamente no Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp) devem se inscrever até o dia 10 de novembro para o exame de seleção. Basta acessar o site www.cotil.unicamp.br e posteriormente pagar taxa de R$ 85.

Além de abrir as portas para o mercado de trabalho, os cursos garantem a participação pelo sistema de cotas nos vestibulares das universidades públicas.

O Cotil oferece seis cursos concomitantes ao Ensino Médio: Edificações, Enfermagem, Geodésia e Cartografia, Informática, Mecânica e Qualidade. Os mesmos cursos também são oferecidos como Complementação Técnica, para quem já tem o Ensino Médio. O curso de Prótese Dentária, oferecido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), é outra opção inserida no exame de seleção, mas as aulas são em Piracicaba.

Antes de preencher o formulário, os candidatos devem estar atentos não somente para a escolha do curso, mas verificar o período pretendido: diurno ou noturno. “O mesmo curso tem números diferentes de identificação, dependendo do horário escolhido”, explica a diretora Acadêmica do Cotil, Susy Mary Bertagna Jacintho.

Os candidatos também devem ter atenção a opção de locais de prova, que será aplicada em sete cidades: Limeira, Campinas, Americana, Cosmópolis, Araras, Piracicaba e Rio Claro.

O exame será no dia 24 de novembro com novidades. O número de perguntas de múltipla escolha passará de 50 para 40. Haverá questões da área de Humanas, como História e Geografia. Outras mudanças são a inclusão da redação e o aumento do tempo de duração da prova, que será de três horas e trinta minutos. Temas da atualidade serão abordados tanto nas perguntas quanto na redação.

José Roberto Ribeiro, diretor geral do Cotil, destaca que a entrada dos estudantes na instituição representa a possibilidade de terem uma profissão compatível com as necessidades do mercado, além de poderem participar de vestibulares em universidades públicas pelo sistema de cotas. “Além disso, terão acesso a toda estrutura que o colégio oferece. A participação dos alunos neste exame de seleção pode ser um grande divisor de águas em suas vidas”, enfatiza.

A recomendação é não deixar para realizar a inscrição na última hora. O prazo não será prorrogado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.