Os cartórios eleitorais de Rio Claro irão funcionar em regime de plantão no feriado de 20 de novembro, próxima quarta-feira. O objetivo da ação é facilitar o atendimento do eleitor que não tem disponibilidade durante a semana, quando os cartórios atendem todos os dias, das 9h às 18 horas. Nesta quarta os eleitores serão atendidos das 8h às 14h.

Atendimento

O atendimento deste feriado é o terceiro dos últimos plantões da Biometria Obrigatória, que se encerrará no dia 19 de dezembro, sem prorrogação. Os próximos plantões aos fins de semana ocorrerão nos dias 30 de novembro e nos dias 1º, 7, 8, 14 e 15 de dezembro. O agendamento é realizado no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br), mas não é obrigatório.

Reta final

Em Rio Claro, os eleitores estão convocados a fazer a biometria em caráter obrigatório. Faltando cerca de apenas um mês para o fim do prazo, ainda não tiveram as digitais coletadas 39.715 dos 151.753 eleitores da cidade (26,17%).

O ritmo lento do cadastramento preocupa a Justiça Eleitoral. O receio é de concentração da demanda no final do prazo, causando tumultos e demoradas filas. Por isso, é importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título.

Com o título cancelado, o eleitor tem o CPF bloqueado e não pode conseguir empréstimos e financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.

Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público, conta bancária e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF suspenso.

Cadastro

O eleitor deve levar documento de identidade, comprovante de endereço recente e título eleitoral, se tiver, para fazer o cadastro biométrico gratuitamente. Maiores de 70 anos de idade também precisam fazer a biometria se quiserem continuar votando.

A 110ª Zona Eleitoral fica na Rua 8, 819, avenidas 5 e 7. Já a 288ª ZE está localizada na Avenida 13, 634, ruas 5 e 6, ambas no Centro de Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.