Com o aumento de quatro times, entre eles o Rio Claro Basquete, a 12ª edição do Novo Basquete Brasil começará no dia 12 de outubro. Outro aumento também foi no número de estados representados no campeonato brasileiro. Enquanto na temporada anterior foram cinco, a edição 2019/2020 contará com seis: Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. A competição terá início no dia 12 de outubro (sábado), com confronto, horário e local a definir. A tabela completa e regulamento serão publicados no início do mês de agosto.

Sistema de disputa

O sistema de disputa foi mantido em relação à temporada 2018/2019. A fase de classificação será realizada em dois turnos e classificará os 12 primeiros colocados aos playoffs. Já no mata-mata, as oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e um possível 3 na casa do time de melhor campanha. A partir das quartas de final, as séries de playoffs adotarão o formato melhor de cinco, com os Jogos 2, 3 e um possível 5 na casa do time mais bem colocado na fase de classificação.

Em decisão tomada em conjunto pelos clubes que formam o Conselho de Administração, não haverá rebaixamento.

A Copa Super 8 também foi mantida. O torneio, que consiste em uma disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB CAIXA, continuará dando ao campeão uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da FIBA.

Ao contrário da temporada passada, a Copa Super 8 acontecerá no mês de janeiro e não mais no fim de dezembro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest