O cronograma da coleta de lixo em alguns bairros da cidade de Rio Claro terá algumas alterações a partir desta semana.

A Prefeitura Municipal mudou a programação de coleta em bairros localizados em torno da região central e em apenas alguns outros bairros. Com as mudanças, os bairros em que a coleta de lixo era realizada diariamente (de segunda a sábado) passarão a contar com o serviço em três dias da semana, de acordo com o cronograma estabelecido para a passagem do caminhão de lixo.

A administração municipal ainda confirmou que, a partir desta semana, apenas o Centro Histórico de Rio Claro receberá a coleta de lixo diária, com exceção dos domingos, e todos os demais bairros da cidade terão o serviço oferecido em três dias da semana, o que já ocorre na maioria dos bairros.

Repercussão

A mudança na programação da coleta de lixo em alguns bairros da cidade foi informada aos moradores com antecedência. Mesmo assim, muitos habitantes dos bairros que sofreram as alterações reclamam da decisão tomada pela Prefeitura com relação ao serviço.

“Não consigo entender como têm coragem de fazer isso. A coleta diária acontece há tanto tempo. Não sei por que tinham que mexer nisso, têm assuntos mais importantes para se preocuparem”, questiona um morador da Vila Operária.

Alguns moradores de bairros como o Cidade Jardim e outros próximos ao Centro Histórico de Rio Claro também se manifestaram contra a mudança na coleta de lixo.

Procurada pelo JC, a Prefeitura se pronunciou sobre a decisão: “Na grande maioria dos bairros de Rio Claro a coleta domiciliar de lixo já é feita em três dias da semana. A coleta diária (de segunda a sábado) vinha sendo feita apenas na região central e em alguns poucos bairros. Estudos realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente demonstraram que a quantidade de lixo gerada nesses bairros que vinham tendo coleta de lixo de segunda-feira a sábado é possível de ser coletada em menos dias, portanto a coleta passará a ser feita em três dias”.

Calendário

A programação da coleta de lixo em todos os bairros da cidade pode ser consultada no site da Prefeitura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.