Dona Elisabete aprende a fazer artesanato para poder gerar renda para a sua família

Lucas Calore

Conhecimento, tolerância e respeito para formar vínculos são algumas das premissas do Clube de Mães, que funciona no Instituto Nossa Senhora da Assunção, um dos braços sociais do Santuário da Boa Morte, da Matriz São João Batista.

Todas as quartas-feiras mães se reúnem no instituto para partilhar experiências familiares e colocar em prática instruções dadas por voluntárias. São quase 40 mulheres de várias esferas sociais que encontram ali algumas horas de felicidade e bem-estar. Nessa semana houve uma confraternização para comemorar o Dia das Mães e a reportagem do Jornal Cidade esteve no local para conhecer o projeto.

Aprendizado

O Clube de Mães existe muitos anos e reúne mães e professoras voluntárias. Ali são ofertados vários tipos de aula para que elas se qualifiquem e criem novas oportunidades de renda. São cursos de corte e penteado, costura, bordado, bijuterias, pintura em tecido, tricô, crochê, entre outros tipos de artesanato.

Dona Elisabete aprende a fazer artesanato para poder gerar renda para a sua família
Dona Elisabete aprende a fazer artesanato para poder gerar renda para a sua família

A dona Elisabete Felizardo mora no Boa Vista e frequenta o clube há dois anos. Ela consegue complementar a renda familiar vendendo os produtos de artesanato que aprendeu a fazer no local e incentiva que mais mães façam o mesmo. “Mulheres, levantem e venham para cá aprender. É maravilhoso!”, se orgulha.

A professora Iraci Ruiz Segato dá aulas no clube há sete anos. “Além dessas aulas, às vezes, as mães querem apenas desabafar e aqui encontram com quem conversar”, diz.

Assistencialismo

As mães em situação de vulnerabilidade social recebem cestas básicas mensais. Os alimentos são doados pela população, e o instituto conta com as doações de interessados. Um brechó no local é aberto a toda comunidade, onde peças de roupas em bom estado são vendidas para reverter renda ao clube. O valor dos produtos não ultrapassa R$ 5,00.

Claudio Penteado, presidente do instituto, afirma que ali todos são aprendizes. “Nos reunimos para transmitir conhecimento para elas, que precisam de renda e, assim, formam vínculos com a sociedade e famílias”, diz.

No clube, as mães se reúnem para trocar experiências e aprender novos ofícios
No clube, as mães se reúnem para trocar experiências e aprender novos ofícios

Colaboração

O Clube de Mães conta também com a colaboração de profissionais de diversos setores que queiram ajudar de alguma forma. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3524-3754, das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h, de segunda a quinta-feira. Às sextas das 8h ao meio-dia. O Instituto fica na esquina da Rua 11 com Avenida 9.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.