Reuniões do Clirc acontecem quinzenalmente, sempre aos sábados, no Gabinete de Leitura

Vivian Guilherme

Reuniões do Clirc acontecem quinzenalmente, sempre aos sábados, no Gabinete de Leitura
Reuniões do Clirc acontecem quinzenalmente, sempre aos sábados, no Gabinete de Leitura

Foi em outubro de 1997 que aconteceu o primeiro encontro do Centro Literário Rio Claro (Clirc). Reconhecido como a principal associação de escritores de Rio Claro, o Clirc é sinônimo de cultura e há 18 anos trabalha na divulgação de autores da cidade e incentivo à leitura.

A presidente do grupo, Pilar Casagrande, conta que são 140 escritores cadastrados no Clirc, mas que, atualmente, participam ativamente cerca de dez. As reuniões acontecem a cada quinze dias, sempre aos sábados, a partir das 15 horas, no Gabinete de Leitura.

Pilar conta que neste ano, além dos tradicionais encontros, o grupo auxiliou no julgamento em concursos de poesias de algumas escolas. “A integrante do grupo Verena criou uma personagem contadora de histórias e tem feito várias apresentações, inclusive com saraus e troca de livros”, acrescenta Pilar.

Outra novidade para 2016 é o lançamento da XVIII Antologia do Clirc, que já está na editora. A Antologia deve receber o nome ‘Sonho em Rimas Azuis’. “Temos ainda vários projetos no papel para 2016, mas ainda dependem de aprovação”, explica Pilar, que complementa ainda: “David, Sandra Margarete, Verena e Wagner continuam movimentado os poetas e escritores para dar continuidade ao nosso querido Clirc”.

Pilar assumiu a presidência do Clirc em outubro de 2003, quando a associação finalmente se tornou uma entidade literária oficializada com direito a Estatuto, Diretoria e CNPJ. Foi a partir daí também, que o foco dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo teve uma mudança. “O Clirc, mais do que um grupo de dotados da palavra, transformou-se em um veículo de assistência cultural, de solitário a solidário”, diz Pilar.

Mais sobre o trabalho do Clirc, assim como, a agenda de encontros para o próximo ano podem ser encontrados no link: www.facebook.com/clircspbr.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.