Foto: Governo do Estado de SP

O Claretiano – Centro Universitário realizou uma parceria com a Fundação Municipal de Saúde, Prefeitura de Rio Claro e Instituto Butantan, a fim de possibilitar a testagem em massa de pessoas assintomáticas para detectar a Covid-19 no município.

Além de determinar quem já teve contato com o vírus, o objetivo dos testes é conseguir dados sobre os grupos infectados e identificar onde há a maior circulação, trazendo um diagnóstico mais concreto e preciso da atual situação da cidade frente à pandemia.

O coordenador do curso de Medicina do Claretiano e diretor do Núcleo de Atenção à Saúde de Rio Claro, Dr. Jair Verginio Jr., reitera que o resultado positivo do teste “não significa que a pessoa está imune, significa apenas que ela teve contato com o vírus”.

A iniciativa partiu de discentes e docentes do curso de Medicina do Claretiano e toda parceria estabelecida permite, por meio da testagem, a identificação precoce de casos positivos, dados fundamentais para evitar que a doença seja transmitida para mais pessoas.

Testes e agendamento

Os oito mil testes adquiridos estão sendo realizados no Claretiano – Centro Universitário desde o último dia 17, pela entrada da Rua 21, no bairro Cidade Claret, com acesso pela Avenida Visconde do Rio Claro ou pela Avenida 4. O agendamento dos testes é individual e deve ser feito exclusivamente pelo site: https://claretiano.edu.br/testecovid.

Caso mais de uma pessoa da mesma família queira fazer o teste, é necessário realizar um cadastro por indivíduo. Como a procura dos testes está alta, é possível que muitos horários estejam esgotados, mas fique de olho no site, pois novas vagas podem ser anunciadas a qualquer momento.

Além disso, o resultado fica pronto em poucos minutos e caso seja positivo, a pessoa será encaminhada a uma equipe especializada para orientações. É importante ressaltar que quem estiver com sintomas de Covid-19 não deve agendar o exame. Neste caso, o atendimento será realizado nas unidades de saúde dos bairros. Também não devem realizar o teste pessoas que já tomaram a vacina ou que tiveram a doença há menos de 40 dias.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.