CINEMA BRASILEIRO: João Batista de Andrade é um dos maiores nomes do cinema brasileiro

Lourenço Favari

CINEMA BRASILEIRO: João Batista de Andrade é um dos maiores nomes do cinema brasileiro
CINEMA BRASILEIRO: João Batista de Andrade é um dos maiores nomes do cinema brasileiro

O cineasta e atual presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, vai estar em Rio Claro nesta quarta-feira (7), quando exibe o média-metragem “Liberdade de Imprensa” e participa de mesa de debates em evento gratuito no Centro Cultural Roberto Palmari.

O evento, programado para começar às 19h30, marca o início das comemorações de 29 anos do Centro Rio-clarense de Estudos Cinematográficos (Crec) e lança o projeto “CreC.30anosdeCineclubismo”. “A partir de agora até o ano que vem, quando completamos 30 anos no dia 7 de outubro, vamos realizar uma série de atividades”, explicou o presidente do Crec, João Batista Pimentel Neto.

Depois da exibição de “Liberdade de Imprensa” será realizada a mesa de debates “Cinema, Cineclubismo e os Direitos do Público”, que vai contar, além da presença de João Batista de Andrade, com a do jornalista e editor da Revista Diálogos do Sul, Paulo Cannabrava Filho.

APOIADOR

De acordo com Pimentel, o cineasta convidado será homenageado com o prêmio “Cineminha”, outorgado pela entidade a personalidades parceiras. “João Batista [de Andrade] sempre foi um grande apoiador do movimento cineclubista. Inclusive, a vinda dele para a cidade não se resume apenas à participação no evento. Vamos criar condições para que ele desenvolva projetos aqui”, adianta Pimentel, que também é membro do Conselho Municipal de Cultura de Rio Claro, além de ter presidido o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC).

A iniciativa, conforme garante o cineclubista, é colocar o Crec para funcionar em sua plenitude. “A revolução do cineclubismo é digital, é na rede. Também é preciso ocupar a comunicação comunitária”, diz sobre os novos modelos de exibição de produções cinematográficas.

MOÇÃO

Na sessão da Câmara de Rio Claro dessa segunda-feira (5), o Centro Rio-clarense de Estudos Cinematográficos (Crec) recebeu Moção de Aplausos pela defesa da democratização da cultura audiovisual e pelos direitos do público. A moção foi apresentada pelo vereador Dalberto Christofoletti.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%