Com exibições gratuitas de filmes que estão fora do circuito comercial, o projeto Cine-philo é uma alternativa para os interessados em cinema de qualidade. A exibição acontece periodicamente no Anfiteatro da Biblioteca da Unesp.

Jonathan Ferreira, do curso de Geografia da universidade, explica que está na organização do cineclube desde 2018 e que um convênio entre a Unesp e a iniciativa privada mantêm as atividades, iniciadas em 2014 de maneira informal: “Em 2019, fomos mais uma vez contemplados com um edital do convênio para promover a integração de alunos do câmpus, com uma equipe formada por mim, César Moreira, Raphael Paes e Jeimy Cortés – promovendo o Cine-Philo – e o prof. Roger Miarka , do grupo Im@go, cuida da parte administrativa e da organização de uma nova edição da oficina de produção de curtas-metragens, em parceria com Cláudia Seneme do Canto e Rogério Borges, do Coletivo Kino Olho.”, explica Ferreira.


Os temas das sessões e debates vêm dos Temas Transversais da educação Nacional, como explica Ferreira: “O MEC definiu alguns temas que abordam valores referentes à cidadania – Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural. Além disso, conforme acontecem os encontros são elencados temas sugeridos pelos frequentadores”.

Mesa debate

Nesta quinta-feira (30) o Cine-philo passa para a Anfiteatro do Departamento de Educação Matemática da Unesp. Serão exibidos dois curtas da diretora Agnés Varda e uma mesa-debate com a doutoranda Claudia Seneme do Canto: “O objetivo deste evento é contemplar os filmes vistos durante o mês e debater a respeito da cinescrita dessa grande artista visual”, pontua Ferreira.

Nascida na Bélgica e radicada na França, Varda possui uma vasta e singular filmografia, composta por curtas e longas-metragens de ficção, documentário e filmes-ensaio, sempre com cunho político e social. Neste mês foram exibidos “Cléo das 5 às 7 “, “Uma Canta, a Outra Não” e “Os Catadores e Eu”, de Varda.

O encontro desta quinta-feira acontece às 19h e, como sempre, é gratuito. As atividades acontecem na Avenida 24-A, 1515, Bela Vista. Saiba mais sobre projeto e programação aqui. A programação do Cine-philo está em nossa agenda cultural da edição impressa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.