Calçada do antigo Cine Excelsior, na Rua 4

Sidney Navas

Última exibição do chamado Excelsior II foi em 1997 com o filme ‘Nirvana’ com Christopher Lambert com as portas abertas ao público. Marco Antônio o filho mais velho de Nico Padula atribuiu o fechamento a televisão que teria afastado as pessoas dos cinemas

Calçada do antigo Cine Excelsior, na Rua 4
Calçada do antigo Cine Excelsior, na Rua 4

 

No finalzinho dos anos 30, Nico Padula, um simpático e competente alfaiate, teve uma ideia brilhante e decidiu abrir as portas do primeiro cinema de Rio Claro, o conhecido Cine Excelsior. Não demorou muito e os resultados desta maravilhosa empreitada foram surgindo com a ampliação do espaço como o Cine Excelsior II (no mesmo espaço), o Cine Teatro Variedades (na Rua Seis) e o Tabajara (na Rua Um), este último, popular entre os mais ‘saidinhos’ por exibir durante anos, apenas os filmes de conteúdo erótico entre outros em sua grade de programação final.

O início dos anos 90 não foi nem um pouco fácil para os empresários do ramo e muitos outros cinemas fecharam suas portas. O cine Excelsior I encerrou as atividades em julho de 1997 e o meses depois o mesmo ocorreu com o Excelsior II. Quem passa hoje pela Rua Quatro, em frente ao Jardim Público, não encontra mais nenhum vestígio desse passado tão glorioso. A edificação na região central, deu lugar a uma grande loja de departamentos.

Marco Antônio Padula, o filho mais velho de Nico Padula, em outubro de 2008 explicou que a televisão colaborou por triste desfecho. “A resposta para os cinemas terem fechado é uma só: a televisão. Aos poucos, as pessoas desapareceram das salas de exibição porque na TV as coisas são mais fáceis Hoje em dia não se vê tantos cinemas como antes”, lamenta. Ele tem toda razão. Pelo menos aqui em Rio Claro, com exceção do Shopping Center, a cidade não tem mais salas de exibição como no passado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.