O colaborador é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.

Jaime Leitão

1- Caiu o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que teve uma atuação desastrosa à frente dessa pasta vital para o meio ambiente e para todos nós. Foi na contramão em relação às evidências de que o desmatamento durante a sua permanência no ministério atingiu índices gigantescos. Saiu sob suspeita de cumplicidade com madeireiros que supostamente estariam envolvidos em um esquema internacional de venda de madeira da Amazônia, utilizando documentos falsos de legalização das mesmas. O ex-ministro, em reunião ministerial que viralizou em abril do ano passado, afirmou que era o momento de aproveitar o foco da mídia na pandemia para “passar a boiada” na floresta. Resistiu até agora porque era fiel ao presidente. Terá que responder na Justiça em relação às denúncias graves que pesam sobre ele.

2- A CPI da pandemia, no Senado, vem esquentando e trazendo à tona revelações que colocam o presidente em uma situação extremamente delicada. Nos últimos dias, em vez de se defender, Bolsonaro atacou as jornalistas com toda virulência, o que não cai bem no comportamento de um chefe de Estado, independente da ideologia que ele professe.

3- Ainda é muito cedo para cravar quem vencerá a eleição presidencial em 2022. Pesquisa publicada em manchete pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, na edição de 25-06-2021, traz: “Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro, 23%”. Bolsonaro derrete, mas isso não significa que seja desde já carta fora do baralho. A sua inépcia, agressividade e negacionismo pesam contra ele de forma contundente. A cada nova declaração ele se queima mais. Há quem aposte que ele nem chegará ao segundo turno. Não tenho bola de cristal, mas há indicações nesse momento bem contundentes que Bolsonaro terá muita dificuldade de se reeleger. Fazer campanha antecipada, provocando aglomerações e retirando máscara de criança, como fez em Sorocaba, são atitudes que vão contra ele. E o efeito não poderia ser outro. Bolsonaro é o seu adversário número 1.Quanto a isso, não tenho dúvida.

4- Meu time, o São Paulo, foi campeão paulista, parecia que iria fazer uma boa campanha no Brasileirão, mas até agora nada. Está na zona de rebaixamento e não decola. Será que irá decolar nas próximas rodadas? Não há indicação nesse sentido, mas tudo pode acontecer em um campeonato que será muito disputado. Times que nunca estiveram entre os primeiros despontam como boas surpresas. Vamos continuar seguindo e torcendo.

5- A novela Lázaro, o “serial killer” de Goiás, até o momento que escrevo este texto não foi preso. Há pessoas sendo acusadas de acobertá-lo. Sozinho seria praticamente impossível se manter escondido. Só se fala no Lázaro. Viralizou nas redes sociais, mas eu continuo pensando nas suas vítimas, que foram executadas por ele com a maior atrocidade.

[email protected]

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.