Um número chama a atenção das autoridades de saúde de Rio Claro. Trata-se da quantidade de pessoas que estão faltando aos postos de vacinação contra a Covid-19 para receber a segunda dose do imunizante. De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde, são em torno de cinco mil pessoas que ainda não foram completar o esquema vacinal.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, para reverter esse quadro, os servidores estão fazendo uma “busca ativa”, isto é, estão entrando em contato com os munícipes através de ligação telefônica e mensagem de WhatsApp para alertá-los quanto aos prazos para tomar a vacina.

Diversos especialistas, além do próprio Governo Estadual e Ministério da Saúde, afirmam que a imunização se dá após a aplicação das duas doses da vacina, quando não for o caso de aplicação de dose única, por exemplo, como a vacina Janssen.

CALENDÁRIO

Nesta quarta-feira (25), por exemplo, a vacinação em Rio Claro será exclusiva para a aplicação de segunda dose da CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Fiocruz. Segundo a Prefeitura, a vacinação será para quem recebeu a primeira dose da CoronaVac até dia 28 de julho e para os vacinados com a AstraZeneca até 2 de junho.

Para a aplicação da CoronaVac, o atendimento será a partir das 8 horas no Centro Cultural e na Unimed. Com a chegada de novo lote da AstraZeneca no meio da manhã dessa terça-feira, essa vacina será aplicada a partir das 11 horas também no Centro Cultural e na Unimed. A vacinação termina às 13 horas na Unimed e às 19 horas no Centro Cultural.

REGRAS

Não haverá aplicação de primeira dose e o município aguarda envio de novo lote de vacinas pelo governo estadual para retomar este atendimento. Todos que forem ser vacinados devem levar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência em Rio Claro e comprovante da primeira dose.

A Vigilância Epidemiológica orienta que é permitida a presença de acompanhantes apenas para menores de 18 anos e maiores de 60 anos. Orienta ainda que os cuidados preventivos à Covid devem ser mantidos também no posto de vacinação. É obrigatório o uso de máscara e as pessoas devem manter o distanciamento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.